25/11/2013

Na tarde de 21/11, quinta-feira, a direção do Sinteps reuniu-se com a superintendente do Ceeteps, professora Laura Laganá, o coordenador da Unidade de Recursos Humanos Élio Lourenço Bolzani e assessoria. O objetivo foi discutir os pontos questionados pela Secretaria de Gestão no projeto de carreira enviado pelo Centro. Conforme o Sinteps informou em notícias anteriores, a Gestão enviou uma lista de pedidos de esclarecimentos à  Superintendência, que deverá ser respondida como requisito para que a Secretaria mande o projeto adiante.

Na reunião de 21/11, Sinteps e Superintendência discutiram ponto a ponto os questionamentos da Gestão. O compromisso da professora Laura é enviar as respostas à  Gestão nesta segunda-feira, dia 25/11, para que a Secretaria dê seu parecer em seguida.

Os pontos

A maioria dos pontos era de ordem técnica, sugerindo ajustes em termos e expressões, que não prejudicam em nada o projeto acordado entre o Sinteps e o Ceeteps. Não há mudança nas tabelas, na evolução horizontal e vertical, nas três faixas para todos.

Nestes ajustes, o que merece destaque é a sugestão de, ao invés de instituir uma nova lei, usar o texto como alteração da carreira em vigor (a LC 1.044/2008), a fim de evitar a perda da contagem de tempo para o processo de enquadramento de 2014 e a regulamentação do Bônus Resultado, por exemplo.

Também foi observado pela Secretaria de Gestão que a exigência do mestrado para os trabalhadores cujo ingresso é de nível médio ou técnico é excessiva, assim como o Sinteps já havia alertado.

Em suma, estes são os pontos que foram discutidos e aceitos entre as partes.

Numa das questões mais sensíveis para a categoria (os benefícios e direitos), a discussão entre o Sinteps e o Ceeteps foi de manter a proposta original. Assim, ficam mantidos no projeto a sexta parte e a licença maternidade de 180 dias, cujas exclusões foram sugeridas pela Secretaria de Gestão. Portanto, a resposta do Ceeteps será a de preservar estes pontos no texto original. A mesma coisa se aplica para os auxílios (alimentação, transporte) e plano de saúde.

A pior das alterações, que afetará a todos os trabalhadores, é a mudança na vigência do plano, que não será mais retroativa a julho de 2013, como estava no projeto original. Com isso, o primeiro enquadramento (a colocação dos atuais trabalhadores nos níveis) se dará em janeiro de 2014 e o segundo enquadramento (a evolução por tempo de serviço) APENAS em janeiro de 2015. Os 30% de hora atividade para os docentes de ETEC também serão implantados APENAS em janeiro de 2016.

Por mais que a direção do Sinteps argumentasse que a expectativa da categoria é pela finalização dos enquadramentos em 2014, a Superintendência destacou que não há verba suficiente para a implantação total em um ano apenas. Segundo a professora Laura, a verba autorizada pelo governo para a implantação do plano de carreira é, desde o início das discussões, em duas etapas. Assim, a superintendente afirma que não consegue a totalidade das verbas para o ano de 2014 e, portanto, acatará a observação feita pelas Secretarias de Gestão e de Desenvolvimento.

Mesmo com este banho de água fria, o importante é que a mobilização da categoria está fazendo com que o Ceeteps se apresse em mandar as respostas à  Secretaria de Gestão, para que esta possa emitir seu relatório e dar continuidade à  tramitação da carreira na terça feira, dia 26/11.

A mobilização é fundamental.

26/11 é dia de iniciar a greve e fazer um grande ato em São Paulo

Diante deste quadro, é MUITO importante manter a mobilização, realizar um grande ato público na terça feira, dia 26/11, e iniciar a greve da categoria neste mesmo dia. Vamos nos encontrar à s 15h, em frente à  administração do Centro Paula Souza, que fica na rua dos Andradas, nº 140, centro da capital.

Antes do ato, à s 11h30, o Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps reúne-se para avaliar os informes das unidades sobre a mobilização e a greve.

Se queremos a carreira, a manutenção dos benefícios e os enquadramentos finalizados em 2014, temos que dar um XEQUE MATE neste jogo: GREVE, PRESSÃO CONSTANTE SOBRE AS SECRETARIAS, GOVERNO E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!

Importante

Para acertos práticos sobre o transporte no dia do ato, escreva para Érica, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até segunda-feira, 25/11.

O fone do Sindicato é 11-3313.1528.

Petição eletrônica

Ajude a divulgar a petição eletrônica pela carreira enviando-a em sua lista de e-mails e nas redes sociais das quais participa. O endereço para assinar é: