Solidariedade ao povo gaúcho: Você pode contribuir com os movimentos sociais envolvidos

O Fórum das Seis – entidades sindicais e estudantis das universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza, entre elas o Sinteps – solidariza-se com as vítimas das inundações causadas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 30/4.

Até o fechamento deste boletim, na manhã de 7/5, a Defesa Civil do estado contabilizava 90 mortos e 131 desaparecidos. Há cerca de 156 mil desabrigados/as e 48 mil alojados/as em abrigos. Estima-se que 1,4 milhão de pessoas tenham sido afetadas em 388 dos 497 municípios gaúchos. Há falta de água e de energia em boa parte deles.

Durante o governo de Jair Bolsonaro houve cortes significativos de verbas destinadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e o governador estadual, Eduardo Leite (PSDB), em seu segundo mandato, também reduziu verbas destinadas à área. “O que vive hoje a população do Rio Grande do Sul é um desastre produzido, resultado da lógica de exploração imposta pelo capitalismo que, além de destruir o ambiente, produz desigualdades que levam as pessoas a situações de absurda vulnerabilidade”, assinala moção divulgada pelo Andes-Sindicato Nacional o texto, instando as administrações a tomarem medidas que garantam acolhimento e proteção à toda comunidade​​​.

Matéria divulgada no Portal UOL em 7/5 mostra que a Prefeitura de Porto Alegre não investiu um único centavo em prevenção a enchentes no ano de 2023, embora o departamento que cuida da área tenha R$ 428,9 milhões em caixa. Os dados foram extraídos do Portal da Transparência de Porto Alegre.

Contribuições

Em todo o país, frentes de doações de produtos e valores em dinheiro foram organizadas por órgãos públicos, ONGs, entidades do movimento social e outras. Tal medida se faz necessária dada a negligência e omissão de sucessivos governos ​​em conter o avanço da exploração ambiental e em prover segurança para a população que, sabidamente, sofrerá as consequências da crise socioambiental em curso no planeta.​

Dentre estas, estão as cozinhas solidárias do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e as iniciativas do MST (Movimento dos Sem-Terra).

Para contribuir, você pode fazer doações de qualquer valor em PIX:

MST: 09.352.141/0001-48

Nos correios
Você também pode levar doações nas agências dos Correios dos seguintes produtos:
* Agua potável (prioritário)
* Alimentos da cesta básica
* Material de higiene pessoal
* Material de limpeza seco
* Roupas de cama e de banho
* Ração para pet