Sinteps sobrescreve moção em defesa de vereadoras de Sorocaba: Basta de violência política de gênero!

O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) subscreve moção assinada por sindicatos, entidades sociais e estudantis, entre outras, contra a violência política de gênero na Câmara Municipal de Sorocaba. As vereadoras Fernanda Garcia (PSOL) e Iara Bernardi (PT) vêm sendo submetidas a inaceitáveis ataques por parte de alguns vereadores.

Confira a íntegra da nota:

“Tem chegado a níveis inaceitáveis as condutas de alguns vereadores na Câmara municipal de Sorocaba, em relação às vereadoras Fernanda Garcia e Iara Bernardi, mulheres democraticamente eleitas e comprometidas com a democracia, com a fiscalização do Executivo, e que buscam fazer propostas concretas para trazer melhorias para o município e toda a população. Apesar disso, não é tomada nenhuma medida concreta em relação a este tipo de conduta, por parte da mesa Diretora, o que tem contribuído para a naturalização destes fatos, o que nós, mulheres de Sorocaba, comprometidas com a democracia, não aceitamos. Muito pelo contrário, repudiamos estas ações, pois elas têm nome: isto é Violência Política de Gênero!

Em nível nacional, a Lei Federal 14.192, de 2021, já tipifica a violência política contra as mulheres. A lei tem entre seus objetivos a prevenção, a repressão e o combate aos ataques vividos pelo gênero feminino no âmbito político. O texto garante os direitos de participação política da mulher, ao mesmo tempo em que veda a discriminação e a desigualdade de tratamento por causa de gênero ou raça.

Além disso, para assegurar a participação das mulheres em debates eleitorais, a lei dispõe sobre os crimes de divulgação de fato ou vídeo com conteúdo inverídico no período de campanha eleitoral. Nesse sentido é que nós, abaixo-assinados, nos solidarizamos com as vereadoras em questão, repudiamos as atitudes patriarcais, machistas, misóginas e desrespeitosas, em relação às mesmas, que no mínimo buscam desqualificar seu trabalho e tirar o foco de questões centrais para o município; sem que nenhuma medida concreta seja tomada.

A democracia vem se construindo, com muita dificuldade, a partir de vozes, pensamento e perspectivas plurais.

Tentar silenciar as mulheres por meio de coerção e violência, vai contra os princípios democráticos.

Estamos com vocês, prezadas vereadoras! Vocês nos representam! Juntas somos mais fortes! Basta de violência política de gênero!

Basta de qualquer forma de violência contra as mulheres! Lugar de mulher é onde ela quiser!

Exigimos respeito e igualdade para todas as mulheres; é nosso direito enquanto cidadãs!”