Revisão da carreira: Setembro avança e Superintendência ainda não apresentou sua proposta final. Sindicato formata proposta da entidade, já com sugestões pós-greve, em projeto de lei

O Conselho Diretor (CD) do Sinteps – instância que reúne os diretores de base, regionais e executivos –, reunido em 19/9/2023, discutiu o documento organizado pela diretoria executiva, que organiza a proposta do Sinteps para a revisão da carreira, já em formato de projeto de lei, como deverá ser apresentado para tramitar futuramente na Assembleia Legislativa. O conteúdo do documento leva em conta as propostas aprovadas no Congresso do Sinteps em 2017 e, também, as sugestões recebidas da categoria, especialmente durante a greve e depois dela.

O documento está sendo finalizado e, em breve, será divulgado amplamente na categoria. O objetivo é dar maior concretude às discussões que envolvem a revisão da carreira.

Os presentes na reunião do CD cobraram o compromisso assumido pela Superintendência do Centro em 18/8, quando apresentou suas diretrizes mínimas. Naquela oportunidade, a superintendente, professora Laura Laganá, informou as atividades que iria promover – lives de esclarecimentos e realização de uma consulta sobre jornada docente até 29/8, voltada exclusivamente aos professores determinados – e comprometeu-se a apresentar uma proposta mais completa ainda em 30 dias, portanto, até 19/9.

Posteriormente, atendendo a uma solicitação aprovada no Comando Central de Greve, a superintendência prorrogou a consulta sobre a jornada docente para até 1/9.

Ainda que consideremos os dois dias acrescidos no calendário, o prazo estabelecido já está vencendo. A categoria quer saber: Cadê a proposta do Centro para a revisão da carreira?