Cresce o número de casos de contaminação e Sinteps denuncia direções irresponsáveis. Greve recebe novas adesões e apoios externos

Como o Sinteps vem denunciando, o retorno às atividades presenciais determinado pela direção do Centro Paula Souza, em meio à pandemia sem controle e à falta de estrutura das unidades, já traz consequências pesadas: em uma semana, de acordo com informações recebidas pelo Sindicato, quase 20 unidades (entre as que mantêm as aulas presenciais) registram casos de contaminação em trabalhadores e estudantes.

Em algumas, as direções têm adotado as medidas previstas no protocolo sanitário do Centro, afastando por 14 dias todos os que tiveram contato com os infectados. Em outras, porém, vemos atitudes irresponsáveis, com suspensão de atividades por dois ou três dias, ou ainda mais absurdo: direções que não informam a comunidade sobre os casos, mesmo quando avisadas formalmente pelos infectados ou com suspeita de contaminação. É o caso das ETECs Tereza Nunes e Pirituba. Na FATEC Sorocaba, segundo denúncia recebida pelo Sinteps, mesmo com suspeita de contaminação, o diretor continuou trabalhando normalmente e fazendo reuniões sem sequer usar máscara.

O Sinteps reconhece as atitudes cidadãs e responsáveis de muitas direções, mas está atento àquelas que insistem em ignorar a segurança da sua comunidade. Além de formalizar as denúncias junto à Superintendência do Centro, o Sindicato também estuda as medidas cabíveis para exigir rigor nos procedimentos sanitários. Estas direções poderão ser responsabilizadas judicialmente.

“O momento deveria ser de união de todos, inclusive dos gestores, sem exceção, que deveriam assumir que não há condições para retorno presencial agora”, pondera a presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima. Ela também chama a atenção para um fato: boa parte das FATECs decidiu, institucionalmente, não retornar presencialmente neste momento, o que não ocorre nas ETECs.

Atenção: Se você for contaminado, deve se isolar imediatamente pelos 14 dias previstos e informar às direções de todas as unidades em que atue, inclusive em escolas particulares. Caberá às respectivas direções tomarem as medidas necessárias.

Apoios de alunos, entidades externas e vereadores

Nossa greve sanitária vem recebendo inúmeros apoios, inclusive de estudantes. Dos alunos da ETEC Jornalista Roberto Marinho, por exemplo, recebemos um bem elaborado texto de apoio.

Os sindicatos das universidades estaduais paulistas também nos enviaram moção de apoio (clique para conferir).

A seção “Greve Sanitária” (no site) mostra várias moções recebidas de vereadores.

Em nome dos grevistas e da comunidade do Centro Paula Souza, o Sinteps agradece a todos.

Universidades exigem vacinação completa de alunos e trabalhadores

Diferente da Superintendência do Centro Paula Souza, as universidades estaduais paulistas somente agora começam a sinalizar o retorno presencial e, mesmo assim, com várias ressalvas: tanto trabalhadores quanto estudantes só poderão voltar ao presencial com a imunização completa: 14 dias após a segunda dose ou a dose única (caso da vacina Janssen). A USP aponta para o retorno a partir de outubro (veja comunicado), com foco nas aulas práticas e mantendo as teóricas online. Unesp e Unicamp ainda não divulgaram datas.

Assim como as universidades, o Centro tem autonomia para tomar suas próprias decisões, sem ter que se submeter diretamente às determinações do governador. No nosso caso, infelizmente, a autonomia não é exercida.

Reunião com Superintendência no dia 16/8 e Comando em 17/8

• Leia detalhes aqui.

Tudo no site: mapa, moções, notícias na imprensa

Além das notícias frequentes sobre a GREVE SANITÁRIA, o site do Sinteps tem uma seção especial dedicada ao movimento. Lá você encontra, também, materiais de apoio para atuar em seu município (pedidos de moção aos vereadores e deputados, ida à imprensa, carta aos pais).

Quer a presença do Sinteps na reunião da sua unidade?

Qualquer dúvida sobre a greve, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Qualquer dúvida emergencial sobre a greve ou para solicitar a presença de um diretor do Sindicato na reunião na sua unidade, contate os seguintes números de WhatsApp:

• (11) 98335-1870, com Silvia.
  • (11) 97751-0024, com Renato.
  • (11) 98335-1868, com Neusa.
  • (11) 98335-1876, com Denise.