Comando aprova iniciativas de fortalecimento da greve sanitária e orienta sobre casos de contaminação. Superintendência chama Sinteps para reunião

O Comando Geral de Greve (CCG) do Sinteps reuniu-se em 11/8, com a presença de representantes de comandos locais de greve de várias unidades. O objetivo da reunião, realizada em plataforma virtual, foi avaliar os primeiros dias e desdobramentos da GREVE SANITÁRIA iniciada em 2/8, em reação à imposição de retorno presencial sem que a pandemia esteja sob controle.

A reunião aprovou um conjunto de iniciativas para fortalecer o movimento, que já conta com adesão em quase 100 unidades, como mostra o mapa atualizado. Todas as iniciativas contam com material de apoio no site, na seção Greve Sanitária:

• Envio de carta aberta aos pais e familiares, explicando as razões do movimento.
  • Busca de divulgação nas mídias locais e regionais. Confira iniciativa em Mogi das Cruzes.
  • Busca de apoio das Câmaras de Vereadores e deputados.

Casos de contaminação preocupam. Protocolos devem ser seguidos

Como mostra o mapa, já são vários os casos de contaminação de trabalhadores e estudantes com Covid-19 nas unidades em que estão ocorrendo aulas presenciais. Em algumas, as direções têm adotado as medidas previstas no protocolo sanitário do Centro, afastando por 14 dias todos os que tiveram contato com os infectados. Em outras, porém, vemos atitudes irresponsáveis, com suspensão de atividades por dois ou três dias. O Sinteps está recebendo várias denúncias com este teor e estuda as medidas cabíveis para exigir rigor nos procedimentos sanitários. Estas direções poderão ser responsabilizadas judicialmente.

Se você for contaminado, deve se isolar imediatamente pelos 14 dias previstos e informar às direções de todas as unidades em que atue, inclusive em escolas particulares. Caberá às respectivas direções tomarem as medidas necessárias.

Reunião com Superintendência no dia 16/8

A força da GREVE SANITÁRIA já traz resultados. O Sinteps foi chamado para uma reunião com a Superintendência do Centro em 16/8, período da tarde. Conforme definido no CGG, o Sindicato será representado na reunião por sua Diretoria Executivas e membros de três unidades em greve.

De acordo com o aprovado na assembleia geral da categoria, em 7/8, o Sinteps defende as seguintes reivindicações na greve sanitária:

• Manutenção das atividades profissionais através do trabalho remoto, garantindo que todas as atividades docentes e administrativas sejam desenvolvidas com segurança para todos;
  • Retorno presencial somente após o controle da pandemia, com ampla e completa vacinação da comunidade escolar e fornecimento adequado de EPIs.

Comando volta a se reunir em 17/8

O Comando Geral de Greve (CGG) volta a se reunir em 17/8, terça-feira (às 16h30 em primeira chamada e às 17h em segunda), para avaliar os resultados da reunião com a Superintendência, marcada para a véspera, e definir os próximos passos.

Além dos membros das direções executiva, regional e de base, integram o CGG os trabalhadores indicados por suas unidades para compor o Comando Local de Greve (CLG).

Se a sua unidade ainda não tomou essa providência, faça uma reunião virtual com os grevistas para que os representantes (um titular e um suplente) sejam indicados. O modelo de ata está no site. Em seguida, envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Quer a presença do Sinteps na reunião da sua unidade?

A greve sanitária – recusar o trabalho presencial e seguir no remoto – continua sendo nossa melhor resposta ao desatino da direção do Centro Paula Souza e em defesa da segurança da comunidade frente à pandemia.

Se você ainda não aderiu, converse com seus colegas de trabalho. Tomada a decisão, é preciso comunicá-la formalmente à direção da unidade; isso é necessário para que fique claro que o trabalhador não abandonou o emprego, mas sim entrou em greve, o que é seu direito. Também é preciso informar ao Sindicato, para que este possa negociar com a direção do Centro o que for necessário em nome dos grevistas (para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A adesão pode ser individual ou coletiva. Para ambos os casos, há modelo no site do Sindicato.

Qualquer dúvida sobre a greve, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Qualquer dúvida emergencial sobre a greve ou para solicitar a presença de um diretor do Sindicato na reunião na sua unidade, contate os seguintes números de WhatsApp:

• (11) 98335-1870, com Silvia.
  • (11) 97751-0024, com Renato.
  • (11) 98335-1868, com Neusa.
  • (11) 98335-1876, com Denise.

Tudo sobre a greve no site

Além das notícias frequentes sobre a GREVE SANITÁRIA, o site do Sinteps tem uma seção especial dedicada ao movimento. Mantenha-se informado e firme na luta em defesa da vida!