Data-base 2017: CDB fecha Pauta de reivindicações e indica o caminho da mobilização

A consulta realizada pelo Sinteps – em reuniões nas unidades, e-mail e pesquisa online – apontou as prioridades que a maioria dos professores, auxiliares docentes e técnico-administrativos quer reivindicar na data-base 2017: reposição salarial com base nos índices da inflação medida pelo ICV-Dieese, respeito à política salarial com os índices do Cruesp (os mesmos pagos na Unesp), valorização aos administrativos, revisão da carreira de 2014, plano de saúde, auxílio alimentação, entre outros.

Com base na tabulação das propostas e sugestões vindas da categoria, o Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps reuniu-se no dia 20/2/2017 e definiu a Pauta deReivindicações deste ano. Em relação ao índice salarial, foi unânime a indicação de que devemos reivindicar 32,34% para todos. Esse número leva em consideração o fato de que não tivemos reposição alguma em 2014, 2015 e 2016.

A recuperação salarial do pessoal técnico-administrativo do Ceeteps, indiscutivelmente o mais prejudicado e mais arrochado da instituição, conta com reivindicações adicionais. Acompanhe a seguir os principais pontos da Pauta, além do índice de 32,34%:

Equiparação do piso dos técnico-administrativos à Unesp

Além da reposição inflacionária para todos, a Diretoria Executiva propõe um abono para os técnico-administrativos, com a incorporação aos vencimentos, a fim de recuperar as perdas específicas deste segmento. Com este abono, a intenção é equiparar os pisos à Unesp, uma vez que o Centro ainda é vinculado à Universidade.

Também continua vigente a reivindicação de que o governo cumpra a Lei 1.080/2008 (que rege os administrativos do estado). Em relação a isso, vale lembrar que, após muita insistência do Sinteps, em 2016 a Superintendência concordou em enviar uma proposta de projeto de lei (elaborada pelo Sindicato) ao governo. Atualmente (fevereiro/2017), o projeto encontra-se parado na Secretaria de Planejamento e Gestão, de onde deve seguir para a canetada final do governador, que é quem tem a prerrogativa de mandá-lo para aprovação final na Alesp. O mesmo vale para o projeto de lei (elaborado pelo Sinteps), que estende o enquadramento especial por titulação aos técnico-administrativos e auxiliares docentes.

Benefícios

Implantação do Plano de Saúde institucional (conquistado na carreira em 2014, mas condicionado à existência de recursos); auxílio alimentação de R$ 850,00 para todos (além do ‘vale coxinha’); auxílio creche (valor de mercado); auxílio combustível igual ao vale transporte; licença maternidade de 180 dias para todas, entre outros.

Revisão da Carreira implantada em 2014, nos seguintes itens:

• Enquadramento por titulação em 2017 para auxiliares de docente e técnico-administrativos;
  • Instituição do 3º nível para as funções de escolaridade de nível Básico;
  • Implantação da jornada para os docentes (10, 20, 30 e 40 horas);
  • Fim das avaliações de desempenho, com respeito à antiguidade – de 2 em 2 anos;
  • Fim do interstício para as titulações e respeito à lei da carreira;
  • Política salarial: retorno da aplicação dos índices de reajuste salarial definidos pelo Cruesp;
  • Respeito à Sexta-Parte;
  • Aumento das letras em função da existência de trabalhadores com mais de 30 anos de serviço;
  • Aumento das referências para todas as tabelas, de modo a garantir as titulações de doutorado (ETECs), mestrado (administrativos e auxiliares docentes) e pós-doutorado (FATECs).

Campanha de redemocratização do Ceeteps

Queremos eleições diretas e paritárias (peso igual para os três segmentos) em todos os níveis (Superintendência, diretores de unidade, coordenadores). Também queremos ampliar e garantir a participação paritária da comunidade, por meio de eleições diretas, no Conselho Deliberativo da autarquia.

A íntegra da Pauta de Reivindicações 2017 está no item “Fique por dentro” – “Data-base 2017”.

Clique aqui para conferir o Boletim Sinteps 58, que traz todos os indicativos aprovados na reunião do CDB em 20/2/2017.