No início de novembro, o Sinteps foi informado da circulação de um ofício do Ceeteps nas unidades, versando sobre o projeto “Biblioteca Organizada”.

De acordo com o referido ofício, os bibliotecários do Centro, que já são bem poucos, estavam sendo conclamados a prestar serviços em outras unidades que não tenham este profissional, a título de voluntariado.

Em ofício dirigido ao Centro (095/2016), o Sindicato classificou a iniciativa como uma afronta aos Analistas de Gestão – Bibliotecários, que já têm inúmeras funções na biblioteca de sua unidade, lembrando ainda que o Centro nunca se preocupou com a contratação de bibliotecários, que são profissionais portadores de conhecimentos específicos, para suprir a demanda da instituição.

O ofício do Sinteps questiona o fato de haver tantos projetos no Ceeteps que pagam hora atividade para docentes e, por que não, propor o mesmo para os bibliotecários.

O ofício finaliza pedindo a revisão do procedimento e o oferecimento de opção por aceitação ou não no projeto “Biblioteca Organizada” e, em caso de participação, a devida remuneração.

A resposta do Centro

Por meio do Ofício 044/2016, a administração do Ceeteps respondeu ao Sindicato, alegando que a proposta encaminhada às unidades se trata de um “estudo”, para verificar a viabilidade do projeto “Biblioteca Organizada”. O Centro informa, ainda, que vai analisar as respostas dos profissionais, por meio do preenchimento de um formulário via WEB, e somente depois apresentar uma proposta formal aos bibliotecários. Diz o texto: “O estudo permitirá o levantamento dos posicionamentos dos bibliotecários, de maneira a contribuir com a gestão desta Autarquia”.

No mesmo ofício, a administração do Ceeteps destaca que, se implantado o projeto, os profissionais que se deslocarem de uma unidade a outra receberão “reembolso via planilha de transporte e de diária”, seguindo as regras estabelecidas na instituição.

Sobre a reivindicação do Sindicato, de que os optantes recebam hora atividade, assim como ocorre com docentes, a resposta é: “Informamos ainda que os projetos remunerados por meio de Horas Atividades Específicas (Haes) são permitidos apenas aos docentes, por terem a possibilidade de completarem a carga horária semanal, diferente do servidor técnico e administrativo, que já possui carga horária cheia”.

Nada impede

Importante destacar o recuo da administração do Centro neste caso. O que antes soava como obrigatório, agora passa a ser opcional.

O Sindicato não tem dúvida de que a instituição pode – e deve – pagar pelos serviços que vierem a ser feitos pelos bibliotecários optantes. Nada impede que o Conselho Deliberativo aprove o pagamento de horas extras para isso.

Clique aqui para acessar o Ofício Sinteps 95/2016

Clique aqui para acessar o Ofício Ceeteps 044/2016