6/4/2016

Na tarde de 1º/4/2016, o auditório do Sinteps foi palco de um importante evento: o lançamento da Frente em Defesa da Democracia das ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. A atividade foi organizada conjuntamente entre o Sindicato, a UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) e o DCE (Diretório Central de Estudantes) da FATEC.

Participaram do debate: Laerte Fedrigo, economista e professor da FATEC; Leci Brandão, deputada estadual pelo PCdoB; Flávia Oliveira, presidente da União Paulista dos Estudantes (UEE); e William Oliveira, coordenador da ADJC (Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania) e diretor do Sindicado dos Advogados do Estado de São Paulo. As falas de todos os presentes - palestrantes, representantes do movimento estudantil e do Sinteps - expressaram preocupação com a polarização extremada em meio à  crise política em curso, estimulada pelos meios de comunicação, e apontaram a necessidade de debater e fortalecer a democracia em nosso país.

Ao final do evento, foi aprovado um documento síntese dos debates, que você acompanha a seguir:

CARTA ABERTA DA FRENTE EM DEFESA DA DEMOCRACIA DAS ETECS E FATECS DO CENTRO PAULA SOUZA

Com os recentes ataques ao Estado Democrático de Direito, vindos de diversas frentes, se faz necessária uma atuação mais direta para defendermos algo fundamental para nós, que é nossa liberdade de opinião e livre manifestação, garantida após muitas lutas pela Constituição da República Federativa do Brasil.

No Congresso Nacional, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal estão sob investigação, acusados de envolvimento em corrupção na operação Lava-Jato e outras similares, assim como cerca de 60% dos políticos do parlamento.

O presidente da Câmara, junto com os deputados da oposição, além de deputados insatisfeitos da base governista, está encaminhando um processo de impeachment da presidente da República, ELEITA DEMOCRATICAMENTE POR 54 MILHÕS DE BRASILEIROS, sem que de fato tenha sido caracterizado crime de responsabilidade ou qualquer outro crime que seja.

No Poder Judiciário, assistimos a uma clara partidarização por parte de alguns juízes, com uma clara manipulação dos princípios do Estado de Direito, estabelecidos pela Constituição Federal. Estes juízes têm se aliado aos principais veículos de comunicação em suas práticas de acusação seletiva, incentivando uma descrença da população na política nacional.

Além de fomentar uma pseudo-politização do povo, a grande mídia incita descaradamente a intolerância, a condenação sem julgamento e até o à³dio. Certamente, essa postura tendenciosa não é saudável ao desenvolvimento da nossa democracia. Os veículos de comunicação têm um papel fundamental num Estado Democrático de Direito, porém, a espetacularização dos fatos tem prejudicado e direcionado a opinião pública.

Essa polarização não tem contribuído em absolutamente nada para o desenvolvimento nacional, muito pelo contrário, tem tensionado e aprofundado cada dia mais a nossa crise política, que por consequência atinge nossa economia. É primordial superarmos as diferenças e fomentarmos a unidade, para que o país volte a avançar.

Não podemos aceitar esse desrespeito à  nossa Constituição, duramente conquistada após muita luta e sacrifício. Precisamos dialogar com todos ao nosso redor para, de fato, garantirmos a manutenção do Estado Democrático de Direto.

Por isso esta FRENTE EM DEFESA DA DEMOCRACIA DAS ETECS E FATECS DO CEETEPS se une aos inúmeros movimentos sociais organizados dizendo:

NÃO VAI TER GOLPE!

VAI TER LUTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO BRASIL!

São Paulo, 1º de abril de 2016.