Na madrugada de 24/3/2016, perdemos um grande companheiro. Faleceu Salvador dos Santos Filho, uma das principais figuras na história do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, o nosso Sinteps.

Militante ativo desde a primeira hora como trabalhador do Ceeteps, Salvador foi membro da Diretoria Executiva do Sinteps por cinco mandatos (1994/1997, 2003/2006, 2006/2009, 2009/2012 e na gestão atual).

Peça chave na organização da categoria desde o surgimento das primeiras entidades representativas no Centro, foi protagonista de uma história de vida inspiradora. Cabe a ele papel central na idealização do Sinteps, unindo os trabalhadores do Centro em uma única luta.

Apaixonado pela escrita, nos deixa textos e poesias diversos. Em parceria com Silvia Elena de Lima e Clovis Roberto dos Santos Filho, Salvador escreveu o livro Os (des)caminhos da Educação Profissional e Tecnológica no estado de São Paulo, publicado pelo Sinteps no final de 2008.

O Sinteps solidariza-se com os familiares e amigos do companheiro Salvador e rende suas homenagens a ele contando um pouquinho de sua rica trajetória.

Um militante da educação

Salvador cursou o ensino profissionalizante, hoje correspondente ao ensino técnico de segundo grau, numa das escolas que foi incorporada ao Ceeteps em 1982 e que se transformou numa de suas mais sólidas e tradicionais unidades: a ETE Júlio de Mesquita, localizada na cidade de Santo André.  Anos depois, em 1987, a ela voltaria como bibliotecário concursado. Coube a ele a tarefa de instalar a biblioteca na escola.

Sua atuação junto à  Comissão Central de Avaliação, que muito trabalhou para a aplicação da carreira dos servidores da Unesp aos servidores do Ceeteps, de acordo com a Resolução 33/87, repercutiu na eleição de Salvador para secretário-geral da Associação dos Servidores do Centro Paula Souza (ASPS), em 1989.

Foi um período de intensa disputa interna, que lhe propiciou uma aproximação com o recém-criado Fórum das Seis, composto pelas associações de docentes e de funcionários da USP, Unicamp e Unesp. Por conta disso, passou a participar de negociações salariais com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), uma vez que o índice acordado valia tanto para as universidades quanto para o Ceeteps, por força do vínculo com a Unesp.

Em 1991, concorreu como presidente nas eleições para a ASPS e foi eleito.  Foram mais dois anos de intensa luta, juntamente com a associação dos docentes das escolas técnicas e a associação dos docentes das faculdades de tecnologia, respectivamente a Adeteps e a Adfatec, que se uniram durante a primeira eleição direta para Superintendente, em 1992. A democracia, a duras penas, parecia ter se instalado no Centro Paula Souza. No entanto, em 1995, com a vitória do PSDB e a posse do governador Mário Covas, teria início um período de intervenção no Centro, que se estende aos dias de hoje.

Em 1993, da fusão entre a ASPS e a Adeteps, surgiria o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, o Sinteps, no qual Salvador sempre esteve na linha de frente.

Fica o exemplo de homem corajoso, combativo e comprometido com os trabalhadores. Ficam muitas saudades, companheiro Salvador.