2/3/2016

A consulta realizada pelo Sinteps - em reuniões nas unidades, e-mail e pesquisa online - apontou as prioridades que a maioria dos professores, auxiliares docentes e administrativos quer reivindicar na data-base 2016: reposição salarial com base nos índices do Cruesp (os mesmos pagos na Unesp), valorização aos administrativos, revisão da carreira de 2014, plano de saúde, auxílio alimentação, entre outros.

A participação dos trabalhadores na consulta - como mostra box a seguir - foi bem ampla e diversificada: opinaram professores, auxiliares docentes e administrativos, gente de FATECs, ETECs (industriais e agrícolas) e da Administração do Centro, pessoal da capital e do interior.

O índice geral da campanha

Com base na tabulação das propostas e sugestões enviadas pela categoria, o Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps reuniu-se no dia 29/2/2016 e definiu a Pauta de Reivindicações deste ano.

Em relação ao índice salarial, foi unânime a indicação de que devemos reivindicar 27,88% para todos. Esse número leva em consideração o fato de que não tivemos reposição alguma nos últimos dois anos. Assim, tomando como parâmetro os índices de reajuste pagos pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) destes dois anos - respectivamente 5,2% e 7,21% -, considerando ainda que a previsão do ICV Dieese acumulado entre maio de 2015 e abril de 2016 é de 13,39%, o índice representa a soma percentual destes três valores: 5,2% (2014), 7,21% (2015) e 13,39% (previsão de 2016), que gera o montante de 27,88%.

A discussão no CDB também levou à  conclusão de que, em sintonia com a reposição salarial para o conjunto da categoria (professores, auxiliares docentes e administrativos), nesta data-base, assim como no ano anterior, devemos centrar fogo na recuperação salarial do pessoal técnico-administrativo do Ceeteps, indiscutivelmente o mais prejudicado e mais arrochado da instituição. Desta forma, além do índice para todos, queremos também a equiparação dos pisos do segmento administrativo aos que são pagos na Unesp. Isso porque o Centro é vinculado e associado à quela Universidade; nada mais justo que termos os mesmos pisos.

Piso salarial mínimo para o pessoal administrativo

Para o pessoal administrativo reivindicamos o pagamento de pisos salariais equivalentes aos recebidos na Unesp, conforme as classes, como mostra o quadro:

Piso                                        Ceeteps (como é)                   Unesp (como queremos)

Nível básico                            1.072,00                                             1.556,11

Nível médio                            1.142,00                                             2.426,88

Nível superior                         2.519,00                                             4.844,58

Área da Saúde                        1.330,74                                             2.974,15

Confiança/gratificação     1.542,09                                             1.917,02 / 1.722,98

Outras reivindicações

A partir das propostas e sugestões vindas da base, o CDB também definiu os demais pontos da Pauta, entre eles:

- Implantação do Plano de Saúde Institucional aprovado na carreira em 2014 para todos os trabalhadores;

- Implantação do auxílio alimentação de R$ 800,00 reais para todos, sem limite de teto salarial (valor igual ao pago na Unesp)

- Revisão no valor do Vale Refeição/Alimentação (o vale coxinha) para R$20,00/dia e exclusão da limitação por teto salarial.

- Revisão da Carreira implantada em 2014, nos seguintes itens:

. Enquadramento por titulação em 2016 para todos: professores (já previsto) auxiliares de docente e técnicos administrativos;

. Instituição do 3º nível para as funções de escolaridade de nível Básico;

. Implantação da jornada para os docentes;

. Fim das avaliações de desempenho;

. Fim do interstício para as titulações;

. Política salarial: retorno da aplicação dos índices de reajuste salarial definidos pelo Cruesp;

. Retorno da sexta parte, cumprimento integral do art. 129 da CE;

. Inclusão dos graus Q, R, S e T considerando que os homens só se aposentam após 35 anos de contribuição e a aposentadoria compulsória só se dá após 75 anos de idade.

Para conferir a íntegra do Pauta de Reivindicações 2016, que traz vários outros itens, além dos citados acima, acesse o item Fique por dentro - Data-base 2016

Sem mobilização, não tem conquista!

Para os trabalhadores do Centro Paula Souza, o ano começa com uma certeza: se queremos melhorar nossos salários e condições de trabalho, teremos que ir à  luta!

Após o protocolo da Pauta (ainda nesta semana), vamos dar até o dia 29 de março para que a Superintendência do Centro e o governo nos retornem. No dia 29 de março, o CDB volta a se reunir pela manhã e, à s 14h, a categoria está convidada para o primeiro ato público da campanha salarial deste ano, em frente à  administração do Ceeteps, em São Paulo (aguarde mais detalhes em breve).

Logo após o ato, terão início as assembleias setoriais nas unidades, para avaliação dos fatos e definição dos passos a seguir (como a greve geral da categoria), caso as reivindicações não sejam atendidas. Ao final da rodada de assembleias, ocorrerá nova reunião do CDB para tabular os resultados e definir os indicativos.

A Diretoria Executiva do Sinteps está confeccionando materiais de mobilização: jornais, cartazes, adesivos e outros. Fique atento!