2/3/2016

Foi bastante expressiva a participação dos trabalhadores do Centro no processo de discussão e definição da Pauta de Reivindicações de 2016. Além das reuniões em várias unidades - coordenadas pelos Diretores de Base, Regionais e da Executiva do Sinteps - e dos e-mails, foi criado um novo canal no site para acolher as propostas. A pesquisa online ficou aberta por cerca de duas semanas.

O resultado de todos estes instrumentos de consulta foi uma participação bem ampla e diversificada. Tivemos sugestões de docentes (38,2%), administrativos (53,2%) e auxiliares docentes (8,6%). Dos que participaram, 62,5% eram das ETECs (industriais e agrícolas), 35% são das FATECs, 1,1% da Administração Central e 1,4% indicou a opção Outros.

Para o reajuste salarial, mais de 68% das pessoas escolheram os índices do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, que determina o reajuste na Unesp, universidade à  qual o Ceeteps é vinculado). Quanto aos benefícios, com mais de 60% da escolha dos participantes, o plano de saúde e o auxílio alimentação são as prioridades, com mais de 30% da indicação.

No ambiente de trabalho, mais de 40% das pessoas indicaram as condições materiais como prioridades, seguindo-se o conforto com, aproximadamente, 30% e a segurança, com cerca de 10%. Acessibilidade e limpeza foram indicados por quase 5% dos participantes; 10% indicaram o item Outros (como cursos de qualificação, reforma do prédio, contratação de mais trabalhadores, insalubridade), enquanto alguns não indicaram nada.

Sobre o assédio moral, 15% informaram que existe na unidade, seja com humilhação, excesso de trabalho, perseguição, trabalho fora do rol de atividades e falta de critérios claros e objetivos no departamento.

No espaço livre, muitos colocaram suas particularidades, mas o que fica claro, em grande parte dos comentários, é o desejo de uma maior valorização aos administrativos, evolução pela titulação para todos e sem interstício, contratação de trabalhadores, melhores condições de trabalho, democratização da instituição, valorização dos cargos em confiança, jornada para todos, licença maternidade de 180 dias, inclusão e melhoria de benefícios (plano de saúde, plano odontológico, auxílio funeral, seguro de vida, auxílio combustível, auxílio alimentação, vale refeição/alimentação.), e política salarial com salário digno.

Dos itens debatidos, cerca de 65% indicam disposição para mobilização pelo reajuste salarial, 14% pelos benefícios, 5% pela jornada para todos, 1% contra o assédio moral; 7% assinalaram Outros e cerca de 9% não se mobilizariam por nenhum dos itens indicados.

O Sinteps avalia como muito positiva a participação da categoria nesta primeira etapa da data-base 2016. Agora, é acompanhar as informações divulgadas pelo Sindicato, conversar com os colegas da unidade e construir a mobilização. Afinal, já sabemos que conquista só vem com luta!