18/2/2016

A data-base é um momento importante para a categoria. É a hora de reivindicarmos os nossos direitos. Em 2014 e 2015, usando como desculpa a implantação da nova carreira, o governo sequer aceitou discutir com o Sinteps a reposição das nossas perdas salariais. Em 2016, temos que forçar o governo a negociar conosco na data-base.

Participe das reuniões que os Diretores de Base estão promovendo nas unidades no transcorrer do mês de fevereiro e contribua com os debates, fazendo suas sugestões para a Pauta de Reivindicações. A reunião do Conselho de Diretores de Base (CDB) de 29/2 deverá tabular os resultados das consultas e fechar a Pauta deste ano.

Você também pode enviar suas contribuições por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou preencher uma pesquisa preparada pelo Sinteps (clique aqui para acessar).

Roteiro

A Diretoria Executiva do Sindicato elaborou um roteiro para nortear a construção da Pauta 2016. Os principais pontos são:

- Reajuste salarial

Os trabalhadores do Centro Paula Souza têm dois momentos de data-base (mês em que se busca negociar a pauta anual da categoria). Como somos servidores públicos paulistas, participamos da data-base conjunta do funcionalismo, que é março. Mas também participamos da data-base do pessoal das universidades estaduais paulistas (maio), porque o Ceeteps continua sendo uma autarquia associada e vinculada à  Unesp. É importante continuarmos unificados com as universidades, pois isso fortalece a nossa reivindicação de que o governo volte a nos pagar os reajustes concedidos pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), como nos garante a lei. Desde que os tucanos tomaram posse, em 1995, deixaram de pagar o reajuste do Cruesp, mas temos conseguido vitórias na justiça. Por isso, iniciamos nossa mobilização em março, quando já apresentamos nossa Pauta de Reivindicações ao Centro e ao governo, mas também acompanhamos a mobilização das universidades estaduais.

Como acontece todo ano, aguardamos a definição dos índices que serão reivindicados pelo Fórum das Seis (que agrupa os sindicatos das universidades e o Sinteps), para definirmos o percentual de correção salarial que comporá a nossa Pauta. Esse percentual deverá conter a inflação dos últimos 12 meses, bem como a reposição dos índices não pagos nos anos anteriores. Em breve, o Sinteps divulgará os índices apontados pelo Fórum das Seis para este ano.

- Abono para os técnico-administrativos

Além da reposição inflacionária para todos, a Diretoria Executiva propõe também um abono progressivo por três anos seguidos (2016, 2017, 2018) para os servidores técnico-administrativos (R$ 400,00; R$ 500,00 e R$ 600,00, respectivamente), com a incorporação aos vencimentos no final de cada ano, a fim de recuperar as perdas específicas deste segmento.

- Benefícios

Implantação do Plano de Saúde institucional; auxilio alimentação de R$ 800,00 (além do ˜vale coxinha™); auxílio creche (valor de mercado); auxílio combustível igual ao vale transporte; licença maternidade de 180 dias para todas, entre outros.

- Revisão da Carreira implantada em 2014, nos seguintes itens:

- Enquadramento por titulação em 2016 para todos: professores (já previsto) auxiliares de docente e técnicos administrativos;

- Instituição do 3º nível para as funções de escolaridade de nível Básico;

- Implantação da jornada para os docentes;

- Fim das avaliações de desempenho;

- Fim do interstício para as titulações;

- Política salarial: retorno da aplicação dos índices de reajuste salarial definidos pelo Cruesp.

- Campanha de redemocratização do Ceeteps

Queremos eleições diretas e paritárias (peso igual para os três segmentos) em todos os níveis (Superintendência, diretores de unidade, coordenadores). Também queremos ampliar e garantir a participação paritária da comunidade, por meio de eleições diretas, no Conselho Deliberativo da autarquia.

- Clique aqui para acessar a íntegra do roteiro sugerido pela Diretoria Executiva para a Pauta 2016.