16/8/2014

A semana de 11 a 15 de agosto foi intensa para o Sinteps, com fatos importantes em âmbito específico (lançamento da cartilha sobre a nova carreira, participação em reunião do Conselho Deliberativo do Centro, entre outros) e também em âmbito geral (participação em debates na Assembleia Legislativa e atividades conjuntas com o Fórum das Seis, por exemplo). A seguir, veja um breve relato sobre cada um dos assuntos:

Debate na Alesp

De segunda a terça, 11 a 13/8/2014, a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa promoveu o seminário Diálogos sobre a educação em São Paulo, com a participação de professores de várias instituições de ensino e representantes de entidades sindicais. Coube à  presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, compor a mesa do debate sobre A representação docente no ensino superior, juntamente com o professor Celso Napolitano (diretor da Federação dos Professores do Estado de SP e do Sinpro) e a professora Lighia Matsushigue (diretora do Andes, sindicato nacional dos docentes do ensino superior). Os três discorreram sobre as dificuldades e desafios que os professores têm em se colocar como trabalhadores e, consequentemente, fortalecer as lutas de suas categorias.

O seminário também contou com mesas sobre a mercantilização do ensino e o assédio moral e ideológico nas instituições de ensino.  Os três debates contaram com a presença de professores de ETECs e FATECs.

Na Fasubra

De segunda a sábado, a diretora do Sinteps Neusa Santana participou das atividades da Fasubra, a federação dos sindicatos de trabalhadores das universidades, à  qual o Sinteps é filiado. Ela compõe a direção nacional da Fasubra, com atuação na coordenação das instituições estaduais. As discussões da semana incluíram a avaliação da greve dos técnico-administrativos nas universidades federais, a conjuntura e o próximo congresso da Federação.

No Fórum das Seis

Os diretores do Sinteps Denise Rykala e Renato Quintino participaram de atividades do Fórum das Seis no decorrer da semana. O Fórum é a instância que agrupa os sindicatos e representações estudantis das três universidades estaduais paulistas e o Sinteps. Essa participação é importante, pois reafirma nossa defesa do vínculo entre o Centro e a Unesp, que o governo insiste em quebrar. No dia 13/8, o Fórum participou de uma reunião convocada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa, para apresentar as reivindicações de mais recursos para Unesp, USP, Unicamp e Ceeteps. No dia 14/8, o Fórum promoveu uma passeata até o Palácio dos Bandeirantes, que reuniu cerca de 2.500 pessoas, com o objetivo de defender o aumento de recursos e, também, as reivindicações da greve que se desenrola nas três universidades desde 27/5.

Reunião do Conselho Deliberativo do Centro

Na quinta-feira, 14/8, pela manhã, os diretores Silvia Elena e Renato participaram da reunião do Conselho Deliberativo (CD) do Ceeteps, que discutiu o orçamento do Centro para 2015. Como não têm direito a voto, eles apenas puderam fazer questionamentos sobre a inclusão da previsão de reajuste salarial na proposta orçamentária, bem como sobre a previsão de verbas para a contratação do plano de saúde.

A informação do CD é que orçamento encaminhado pelo Ceeteps à  Secretaria de Planejamento não prevê reajuste salarial para 2015 e que a verba para o plano de saúde não pode estar prevista de forma discriminada, porque é incluída no item Custeio. Pelos cálculos do Ceeteps, serão necessários R$ 50 milhões para a contratação do plano de saúde.

A avaliação do Sinteps é que será preciso atuarmos intensamente na votação do orçamento para o próximo ano, que está inserido na Lei Orçamentária Anual de 2015, que a Assembleia Legislativa deve votar entre outubro de dezembro. Teremos que reivindicar que as verbas de Custeio do Centro prevejam os R$ 50 milhões necessários à  implantação do plano de saúde e que a folha de pagamento do Ceeteps - item Pessoal e Encargos, que já prevê o enquadramento de julho - contemple também o reajuste salarial nas tabelas da carreira para 2015.

Reunião do Conselho de Base

Também no dia 14/8, na parte da tarde, houve uma reunião das Diretorias Executiva, Regional e de Base (CDB) do Sinteps. Foram empossados os novos diretores de base do Sindicato recém-eleitos (aguarde divulgação em breve).

Houve ainda a realização de um debate sobre o Plebiscito Nacional por uma Assembleia Nacional Constituinte soberana para discussão de um novo sistema político no país. Sobre este ponto, acompanhe matéria específica no site.

Cartilha da nova carreira

Na reunião do CDB no dia 14/8, também foi distribuída a cartilha sobre a nova carreira dos trabalhadores do Centro. Ela traz um breve histórico sobre as lutas que culminaram na aprovação da carreira, as tabelas e os exemplos de enquadramento, a legislação atualizada com as alterações incluídas pelas Leis 1.240/14 e 1.252/14. A cartilha também traz uma relação dos convênios do Sindicato, uma orientação sobre o funcionamento da justiça brasileira e do departamento jurídico da entidade, bem como uma proposta de filiação para os não sindicalizados.

Os Diretores de Base presentes à  reunião já levaram cartilhas para os trabalhadores filiados e não filiados de suas unidades, para distribuição nas próximas semanas. Consulte o Diretor de Base da sua unidade sobre isso, para que você possa ser informado sobre seus direitos com a nova carreira.

Os Diretores Regionais e Executivos iniciarão, no dia 25/8, uma série de visitas à s unidades, em especial à s que aderiram à  greve de 2014, para levar a cartilha e o agradecimento de toda a categoria aos trabalhadores responsáveis pelas conquistas que tivemos.

Clique aqui e baixe o arquivo virtual da Cartilha, que também estará disposto no site do Sindicato (www.sinteps.org.br), no item Fique por dentro, em Nova carreira.

[wpfilebase tag=file id=627 tpl=simple /]