17/4/2014

Folha Suplementar

No último dia 16 de abril, foi paga a folha suplementar aos grevistas, finalizando a questão dos descontos dos dias parados.

A direção do Sindicato, no entanto, já recebeu holerites com o pagamento errado. Por isso, alertamos todos os grevistas a verificarem se o pagamento está correto. Em caso de dúvida, mande os holerites (com o desconto e com o pagamento) para verificação pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Bônus Resultado

No dia 17 de abril, foi pago o Bônus Resultado, que neste ano limitou-se a 2,4 salários; em contrapartida, nenhuma unidade zerou. A medida do governo, em ano eleitoral, foi tentar agradar a maioria dos trabalhadores. Na opinião da direção do Sindicato, a política da meritocracia desagrada a todos, pois, afinal, apenas atenua as contas que acumulamos durante o ano em função dos baixos salários praticados. Além disso, a cada ano as regras mudam, de acordo com os interesses do governo. O correto é pagar salários dignos o ano todo.

Imposto de Renda

Sobre o bônus incide o Imposto de Renda, e a mordida é grande. A regra prevê o seguinte: somar todos os valores recebidos no mês (salário + bônus) e aplicar o IR sobre o valor total. Com isso, a faixa de desconto muda e o trabalhador é prejudicado.

É importante que os trabalhadores saibam que o Imposto de Renda dos nossos salários fica com a Fazenda Estadual (governo de São Paulo) e não vai para a Receita Federal. Como existe uma legislação que isenta do IR a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) até o teto de R$ 6.270,00, era de se esperar que o mesmo valesse para o bônus, mas isso não acontece. No nosso caso, será preciso entrar com ação judicial, pleiteando a devolução do IR nos termos válidos para o PLR. Se você deseja ingressar com a ação, entre no site do Sinteps (www.sinteps.org.br), no link Jurídico, arquivo Isenção de IR para o bônus, e veja como proceder.

O jurídico do Sinteps faz estas ações sem custos para os sindicalizados.

Carreira

Como é de praxe no governo do PSDB, tudo o que se refere ao Centro é publicado ou pago no último segundo... no bico do corvo. Vejamos o caso do Bônus Resultado: enquanto todo mundo já tinha recebido, o Ceeteps ficou para 17 de abril, véspera de feriado. Assim será com a carreira também, cujo prazo final para sanção ou veto é 22 de abril (pelas regras da Assembleia Legislativa) e não pela lei eleitoral, cujo prazo final é 30 de junho. Enquanto tiver tempo hábil, o governo vai enrolar.

Imposto Sindical

Todos os anos, compulsoriamente, os trabalhadores têm um dia de salário descontado no holerite de março, a título de Contribuição Sindical. Deste total, 60% do valor são repassados para os respectivos sindicatos e os 40% restantes dividem-se entre federações, confederações e Ministério do Trabalho.

Por decisão da Diretoria Executiva do Sinteps, os trabalhadores sindicalizados recebem a devolução deste desconto (correspondente aos 60% que ficam com o Sindicato). Para obter a devolução, é necessário enviar o holerite com o desconto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O depósito é feito em conta corrente, no mês de maio. O prazo final para remessa dos holerites este ano será dia 09 de maio.

Reformas no Sinteps

Em função da fase final da reforma na sede do Sindicato, que consiste em aplicar resina em todo o piso, a instalação telefônica está comprometida até 22 de abril. No dia 23, as ligações dos ramais telefônicos e Internet ainda estarão precárias, de forma que recomendamos, para qualquer urgência, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..