27/2/2014

Uma concorrida reunião do Comando Geral de Greve (CGG), realizada na tarde desta quinta-feira, 27/2, na sede do Sinteps, em São Paulo, reuniu cerca de 120 representantes de unidades de todo o estado. Todos deram informes da mobilização em suas unidades e o sentimento predominante é que estamos numa etapa decisiva da greve.

Até o fechamento deste boletim, à s 17h de 27/2, ainda não havia informação de envio do projeto à  Assembleia Legislativa por parte do governador do estado. Independente deste fato, a avaliação do Comando é que a manutenção da greve é fundamental por duas razões:

1) Pressionar os deputados a aprovarem as emendas que o Sindicato vai apresentar ao projeto, para garantir a volta dos itens que tenham sido cortados e, também, a inclusão de reivindicações históricas (jornada para os docentes, inclusão de política salarial etc).

2) Garantir que o projeto seja aprovado até o final de março, prazo limite para votação por conta de estarmos em ano eleitoral.

O chamado do Comando é para que as unidades mantenham-se firmes na greve. Nosso belíssimo ato público no dia 25/2, que lotou a avenida Paulista, bem como as centenas de manifestações e iniciativas em todo o estado, são a prova de que somos uma categoria forte e com grande capacidade de pressão sobre o governo.

Portanto, não vamos aceitar nenhuma intimidacao, seja da administração do Centro, seja de direções locais descomprometidas com os trabalhadores. Em caso de ameaças, boca no trombone: denuncie imediatamente ao Sindicato, pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As próximas atividades gerais

- 6/3, quinta-feira, à s 10h: Reunião do Comando Geral de Greve, na sede do Sinteps, para estudar o projeto (que, se espera, já tenha dado entrada na Alesp) e elaborar as emendas que iremos apresentar. Cada unidade deve enviar, pelo menos, um representante para esta reunião.

- 11/3, terça-feira: O Comando Geral de Greve indica ida até a Assembleia Legislativa, à s 14h.

Atividades localizadas

Durante a reunião do Comando desta quinta-feira, dia 27/2, foram dados informes de algumas atividades localizadas, que divulgamos abaixo. Se a sua unidade/cidade/região tem atividades marcadas, comunique o Sinteps.

- 28/2, sexta-feira: Cerco ao governador Alckmin em Campinas, que estará na cidade para inaugurar uma nova Delegacia Seccional, à s 10h, no Jardim Garcia. Ponto de encontro na ETEC Bento Quirino, à s 8h30.

- 28/2, sexta-feira: Ato nas redondezas da ETEC Horácio Augusto da Silveira, em São Paulo, a partir das 7h. Ponto de encontro na ETEC (rua Alcântara, 113, Vila Guilherme).

- 7/3, sexta-feira: Ato na ETEC Lauro Gomes, com enterro simbólico e procissão pelo centro de São Bernardo do Campo. Ponto de encontro à s 19h, em frente à  ETEC.

O Comando Geral de Greve orienta os grevistas a fazerem todas as atividades possíveis na cidade, para chamar a atenção à  nossa greve: novas passeatas, visitas à s Câmaras Municipais para obter apoio e pressionar os partidos, solicitação de moções de apoio aos vereadores/deputados/outras autoridades, pressão direta nos deputados da região etc. Tudo deve ser informado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A síntese da Superintendência

Em vez de mostrar a íntegra do projeto para o Sindicato, a Superintendência optou por distribuir folhetos com informações recortadas e incompletas do que seria o plano.

O Sinteps analisou o conteúdo do documento Síntese, distribuído pela Superintendência aos diretores. Ele deixa claro que há vários retrocessos em relação ao que foi negociado com o Sindicato no ano passado. Veja só:

- A retroatividade do plano (que foi discutido e aceito pela categoria) para ser a julho de 2013, já passou para janeiro de 2014 e, agora, julho de 2014. A segunda fase do plano só para julho de 2015.

- Sexta-parte foi retirada

- Plano de saúde - Vai na lei, mas segundo a superintendente, professora Laura Laganá, o Ceeteps só ofereceria o benefício quando tivesse recursos para isso.

- Licença maternidade de 180 dias - Sem posicionamento

- Sem reajuste salarial para a data base 2014

No Boletim Sinteps 45, veja a análise com mais detalhes. Acesse http://www.sinteps.org.br/index.php/boletim-sinteps-no-45-2422014/.

Informação é tudo!

A informação precisa e minuciosa é fundamental para o sucesso da greve. Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a situação de sua unidade, com o máximo de dados possíveis (desde quando está parada, percentual de professores e de funcionários parados, atividades locais realizadas e até fotos, se houver).

Blog, Face, site

Além do site do Sinteps (www.sinteps.org.br), contamos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/sindicatodostrabalhadores.sinteps) e um blog especial da greve (http://sinteps-blog-oficial-da-greve.webnode.com/). Fique atento à s informações do Sindicato.