face twitter youtube instagram

2/10/2013

 

Esta quarta-feira, 2/10, foi mais dia de luta para os trabalhadores do Centro Paula Souza. Atendendo ao chamado do Sindicato, cerca de 40 unidades paralisaram o trabalho e enviaram representantes ao ato público realizado em São Paulo. Também participaram comitivas de unidades que não aderiram à  paralisação, mas que se somaram à  manifestação que teve início no vão livre do MASP, na avenida Paulista, e se estendeu até a Secretaria de Desenvolvimento.

O objetivo da mobilização foi pressionar o governo a agilizar a tramitação do plano, com vistas à  aprovação ainda neste ano, e negociar mais melhorias.

Em meio ao ato, uma comissão composta por representantes das várias comitivas presentes, junto com a presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, subiu para conversar com membros da Secretaria. Na ausência do secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Garcia, e da superintendente do Centro, professora Laura Laganá, ambos em viagem de trabalho, a comissão foi recebida pelo secretário adjunto, Nelson Baeta, pelo vice-diretor superintendente do Ceeteps, professor César Silva, além de assessores.

fototexto

 

 

Os integrantes da comissão reforçaram a preocupação com a lentidão do trâmite do plano nas secretarias do governo e foram unânimes em reafirmar a expectativa da categoria de que ele seja aprovado ainda neste ano. Baeta explicou que o projeto havia sido devolvido ao Centro para detalhamento de alguns valores, mas que já havia retornado à  Secretaria no dia 27/9. O vice-diretor superintendente afirmou que nada foi alterado no conteúdo do plano.

Após dizer repetidas vezes que o secretário Garcia está empenhado na agilização do processo, Baeta comprometeu-se a acelerar a emissão do parecer jurídico sobre o plano no âmbito de sua Secretaria, passo necessário para que siga em frente, até que seja enviado pelo governador à  Assembleia Legislativa. Ele acredita que o parecer fique pronto até a próxima quarta-feira, 9/10. Baeta também acredita que o plano seja encaminhado à  Assembleia Legislativa até início de novembro.

 

Melhorias

A comissão também cobrou a necessidade de continuidade das negociações, sem prejuízo da tramitação do plano, com vistas a outras melhorias consideradas importantes (fim da avaliação de desempenho, política salarial do Cruesp, estabelecimento de jornada para os professores e fim da hora-relógio).

César Silva e Nelson Baeta disseram que é possível prosseguir na negociação destes itens, mesmo que seja na forma de emendas durante a tramitação na Assembleia Legislativa. Após cobrança da comissão, ficou agendada uma reunião com o secretário Garcia no dia 15 de outubro.

 

A mobilização deve continuar

No dia 18 de outubro, a direção do Sinteps (diretores de base, diretores regionais e executivos) volta a se reunir para avaliar e indicar os novos passos para a mobilização em torno da carreira.

Fique atento!