17/6/2013

A instância organizativa mais importante do nosso Sindicato é o congresso ordinário da categoria. A cada três anos, delegados e observadores reúnem-se para discutir a conjuntura política e sindical, os caminhos e descaminhos da educação profissional e tecnológica, fazer balanços da atuação da entidade e traçar planos de luta para o período seguinte. Desde que a entidade foi criada, em 1993, seis congressos foram realizados. O próximo acontece em outubro de 2013, entre os dias 23 e 28, na cidade de Nazaré Paulista.

Os debates previstos serão subsidiados com palestras e exposições. O temário traz temas gerais da situação política (por exemplo, a conjuntura política internacional, federal e estadual), da educação (quadro nacional e paulista), até questões mais específicas do Centro, inseridas no plano de lutas (avaliação da campanha salarial e da luta pela nova carreira deste ano e plano de lutas para o próximo período).

A importância de participar

É importante que os trabalhadores do Centro participem ativamente do processo de preparação do Congresso e, também, durante a sua realização. Nossa categoria vive um momento de preparação para novas lutas, ainda sob o impacto da ausência de mobilização neste primeiro semestre e em meio à s negociações do novo plano de carreira.

Vamos ter muito o quê debater no VII Congresso.

Como participar

Os delegados são filiados eleitos especialmente para representar os trabalhadores das diversas unidades do Ceeteps durante o Congresso. O número de delegados eleitos por unidade é proporcional à  quantidade de filiados na base, da seguinte forma:

- A cada 10 filiados (ou fração de 5) na unidade: 1 delegado.

Se você deseja ser delegado, deve se inscrever até o dia 2 de agosto. No site do Sinteps (www.sinteps.org.br), há um link específico para o VII Congresso, no qual você encontra a ficha de inscrição, requisitos para ser delegado ou observador, entre outros.

Atenção para o calendário do VII Congresso

- Inscrições dos delegados e observadores: De 25/03 a 02/08/2013.

- Eleição dos delegados: 12, 13 e 14/8/2013.

- Entrega das Teses: Até 30/8/2013.

- Divulgação dos Cadernos das Teses: Até 20/9/2013.

- Discussões das Teses nas unidades: Até 18/10/2013.

- Congresso: De 23 a 28/10/2013.

I - Conjuntura Internacional;

II - Conjuntura Nacional;

III - Conjuntura Estadual;

IV- Reformulações Estatutárias;

V - Plano de Lutas.

Liberação formal

Como produto da organização dos trabalhadores, o Sinteps conseguiu garantir que a participação em eventos como o Congresso da categoria conte com liberação formal por parte do Centro. Ou seja, os delegados têm todos os seus direitos funcionais preservados. De acordo com o estatuto do Sindicato, está prevista a presença de acompanhantes. No caso destes e dos observadores, devem arcar com as respectivas despesas.

Todos os participantes - delegados e observadores - receberão certificados de participação.

Para conferir todos os detalhes sobre a atividade, vá ao botão

Fique por dentro e clique no item VII Congresso