“A carreira está pronta e vamos divulgar em breve”, anuncia superintendente em reunião com o Sinteps. Nossa luta traz avanços e sinaliza ano de mobilização intensa em 2024

Após seguidas cobranças da diretoria executiva do Sinteps, a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, recebeu diretores da entidade na tarde de 30/11/2023, tendo em pauta a revisão da nossa carreira. Silvia Elena de Lima, presidente do Sindicato, criticou o não cumprimento dos prazos estabelecidos pela própria superintendente, o último deles em meados de novembro, para a divulgação da proposta da instituição para a revisão da nossa carreira. Ela foi acompanhada dos diretores sindicais Renato de Menezes Quintino, Neusa Santana Alves, Margarete Moisés Angeli e Felipe Chadi.

“A proposta está pronta”, anunciou a professora Laura. Ela disse que, em breve, assim que conseguir compatibilizar sua agenda com a dos membros da comissão que elaborou os estudos, o texto será debatido inicialmente com os diretores e as diretoras de serviço. Silvia ressaltou que é preciso dar amplo conhecimento à comunidade o quanto antes, para que todos e todas possam avaliar o conteúdo da proposta, identificar os avanços e o que deveremos lutar para alterar.

A superintendente adiantou que, em linhas gerais, a proposta segue as diretrizes que haviam sido divulgadas no início da greve da categoria, em agosto. Destacou alguns pontos que, na avaliação do Sinteps, são bastante positivos:

- Está prevista a jornada docente, conforme reivindicado pelo Sindicato. De início, os professores poderão optar se desejam ingressar na jornada ou manter o regime de hora aula. Após a aprovação da revisão, os novos contratados não terão mais essa opção e já ingressarão na jornada. A professora Laura ressaltou a intenção de reformular o Regime de Jornada Integral (RJI), atualmente vigente somente nas FATECs, e estendê-lo às ETECs, de modo a que todos os docentes – de ambas as unidades – possam fazer pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

- A evolução terá seis níveis isonômicos para todos os segmentos.

- As tabelas salariais, segundo a superintendente, continuam atrativas, bastante parecidas com a divulgação feita anteriormente, com valorização de todos os segmentos, com destaque para o pessoal técnico-administrativo, o mais penalizado da instituição.

O que vem a seguir

Após a apresentação da proposta completa da instituição para a comunidade, o Sindicato e toda a categoria terão a oportunidade de avaliar em detalhes todos os pontos. Será o momento de destacarmos o que é avanço e o que vamos lutar para mudar quando a carreira chegar à Assembleia Legislativa (Alesp), instância final para aprovação e espaço para apresentação de mudanças.

Antes de chegar à Alesp, a proposta da instituição será encaminhada para a Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) e, de lá, seguirá para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde está alocado o Centro. Após, irá para outras duas secretarias de governo e chegará às mãos do governador. Caberá a ele a decisão de enviar o projeto para a Alesp.

Nossa luta fez a carreira andar

O trabalho de discussão e elaboração de propostas, que vem desde 2014 (quando conquistamos a carreira), passando pelo VIII Congresso do Sinteps em 2017, pelas muitas cobranças feitas pelo Sindicato, culminando na greve de agosto deste ano, com toda a certeza foram fundamentais para que a revisão da carreira andasse.

Além das cobranças, a diretoria do Sinteps também vem fazendo um trabalho intensivo junto às discussões do orçamento do estado para 2024, na Alesp, apresentando emendas que ajudem a concretizar a revisão da carreira. É o caso das emendas de nºs 22.089, 22.090 e 22.091 (para o plano de carreira) e de nºs 22.094 e 22.095 (para a criação do plano de saúde institucional).

Assim como em 2014, teremos que nos manter mobilizados e ampliar a luta em 2024. É assim que conseguiremos agilizar a tramitação até a Alesp, manter o que é avanço e mudar o que ainda não é, para termos a carreira que queremos e merecemos.

28 de novembro foi mais um passo

A terça-feira, 28 de novembro, foi um dia de mobilização intensa do funcionalismo paulista. Várias categorias aderiram à convocação unificada de um dia de paralisação e realização de manifestação pública em frente à Assembleia Legislativa (Alesp), durante toda a tarde.

O objetivo foi protestar contra os três projetos enviados pelo governador Tarcísio de Freitas à Alesp, que preveem a privatização da Sabesp, o corte de recursos da educação pública e o início da reforma administrativa. O Sinteps conclamou os trabalhadores do Centro a aderirem à mobilização, agregando na pauta a revisão da nossa carreira. Muitos trabalhadores e estudantes do Centro compareceram ao ato.

Clique para conferir vídeo com Felipe Chadi, diretor do Sinteps, durante o ato em 28/12