face twitter youtube instagram

Sinteps participa das etapas de construção da Conferência Nacional de Educação, a Conae

Diretores/as e militantes de base do Sinteps vêm participando ativamente das etapas de construção da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), prevista para janeiro do próximo ano.

A Conae 2024 foi convocada em caráter extraordinário pelo governo federal e tem como tema o “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.  

A Conae extraordinária desdobra-se em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado ao final. Os eixos envolvem as condições de acesso e permanência em todos os níveis e modalidades, inclusão e diversidade, gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, financiamento público, educação comprometida com a justiça social e o desenvolvimento socioambiental sustentável, entre outros. Todos os detalhes estão no site da Conae (https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conferencias/conae-2024).

O Sinteps participou de várias conferências municipais/regionais, com o objetivo de debater as questões vinculadas com a luta pela educação pública técnica e tecnológica gratuita, laica e socialmente referenciada. A entidade elegeu vários delegados e delegadas à etapa estadual: Neusa Santana Alves e Denise Rykala (ABC), Felipe Chadi (SP), Fernanda Fontes e Arlindo Theodoro de Souza Jr. (Sorocaba).

 

Datas

A Conferência Estadual de Educação do estado de São Paulo (CONAE-SP 2023) será realizada na cidade de Osasco, nos dias 17 e 18 de novembro de 2023, no formato híbrido. Ela terá a participação dos eleitos e das eleitas nas etapas municipais/regionais.

A Conferência Estadual elegerá 212 delegados/as, distribuídos/as na educação básica, superior e profissional em seus diversos segmentos, conforme o Regimento Interno da Conae 2024.

A Conferência Nacional de Educação será realizada nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF) no formato presencial.