face twitter youtube instagram

Sinteps apoia o ‘Outubro Rosa’: Mês de prevenção ao câncer de mama, atenção e cuidados

Iniciado nos anos 90, nos Estados Unidos, o ‘Outubro Rosa’ ganhou o mundo e se transformou numa grande campanha pela prevenção a um dos tipos de câncer que mais acometem as mulheres. E a boa notícia é que, se descoberto precocemente, tem cura!

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Entre os homens, embora possa ocorrer, é incomum, correspondendo a cerca de 1% do total.

Detectar os primeiros sinais do câncer de mama pode fazer toda a diferença na vida de uma mulher. Por isso, não só em outubro, mas no ano todo, é importante que a mulher cultive o hábito de fazer o autoexame regularmente. O acompanhamento médico regular e a realização anual da mamografia, especialmente após os 40 anos, são considerados cuidados preventivos essenciais.

O Brasil, ainda que com todos os problemas de financiamento público, é um dos poucos países a oferecer esse serviço em sua rede pública de saúde, o que é determinante para a esmagadora maioria da população. Por isso, ao mesmo tempo em que conclama as mulheres a atentarem para o “Outubro Rosa”, o Sinteps também chama todas e todos a se unirem nas lutas pela valorização dos serviços públicos do país.