face twitter youtube instagram

Comando Central aprova: Fortalecer a greve com atividades locais e regionais nos próximos dias e novo ato unificado na sexta, 18/8, 14h, em SP

O Comando Central de Greve (CCG) dos trabalhadores das ETECs e FATECs teve sua primeira reunião nesta quinta-feira, 10/8, com cerca de 90 participantes, entre diretores do Sindicato e eleitos nos comandos locais das unidades em greve. Várias unidades ainda estão elegendo seus representantes e devem participar nas próximas reuniões.

Realizada em formato online, a reunião foi espaço de relatos sobre a situação em cada local, exposição de dúvidas e propostas. Foi consensual a avaliação de que a greve começou forte e que o ato geral de lançamento, no dia 8/8, em SP, foi um grande sucesso, com ótima cobertura da imprensa. Ao final da reunião, foram aprovadas atividades gerais e específicas para o período de 11/8 a 18/8.

 

Gerais:

- Formação de grupos de grevistas, organizados pelos comandos locais de greve, para visita aos colegas que ainda não aderiram.

- Ida às Câmaras Municipais, para uso da tribuna e solicitação de moção de apoio dos vereadores à greve (há modelos de ofícios, moções e outros no site).

- Busca de apoio junto aos sindicatos de outras categorias da região.

- Realização de atividades (pequenos atos, distribuição de folhetos à população etc.) na unidade ou locais centrais da cidade.

- Participação nas audiências públicas do orçamento estadual, realizadas pela Assembleia Legislativa em vários municípios, sempre na Câmara Municipal. Os próximos são: 11/8 (Batatais às 10h e Sertãozinho às 19h), 12/8 (Catanduva, 10h), 17/8 (Matão, 18h), 18/8 (Lins às 10h e Santa Cruz do Rio Pardo às 19h), 19/8 (Marília, 10h).

 

Específicas:

- Sexta, 11/8: No Dia Nacional dos Estudantes, haverá atos em todo o país. A orientação é pela participação em cada cidade. Em SP, será às 8h, com concentração no MASP.

- Sábado, 12/8, 14h: O governador Tarcísio estará em Mogi Guaçu, às 14h, junto com o deputado Barros Munhoz, para a inauguração da rodovia ‘Carmen Ruete de Oliveira” (o local é o Trevo da Roseira, km 5,6 da rodovia). Vamos abordá-lo.

- Segunda, 14/8, 14h: Audiência pública na Alesp (auditório Paulo Kobayashi), sobre a decisão de Tarcísio/Feder de eliminar os livros didáticos na rede estadual.

- Terça, 15/8, 19h: Nova reunião do Comando Central de Greve, online.

- Quarta, 16/8, 16h: Presença no ato organizado pela Apeoesp (‘Fora, Feder!’), na Praça da República, em SP.

- Quinta, 17/8, 13h: Audiência pública na Alesp, com a pauta da greve dos trabalhadores das ETECs e FATECs. Local a ser divulgado.

- Sexta, 18/8, 14h: Novo ato estadual unificado, em frente ao Centro Paula Souza (Rua dos Andradas, nº 140, SP).

 

Ato estadual em 18/8, 14h: Cadê as diretrizes do plano, profa. Laura?

Vamos realizar um novo ato público em frente à administração do Centro e cobrar o compromisso assumido pela superintendente, de divulgação das diretrizes da revisão da carreira até 18/8. Não queremos e não vamos aceitar que a apresentação da proposta seja postergada por 180 dias, como consta na Portaria Ceeteps-GDS nº 3.674, de 9/8/2023 (clique para conferir matéria do Sinteps sobre isso).

Se descumprir seu compromisso e insistir em jogar a apresentação da proposta seis meses adiante, a superintendente estará endossando a reforma administrativa pretendida pelo governo Tarcísio, que quer nos tirar direitos (quinquênios, sexta-parte) e impor vencimento por subsídios, em grave prejuízo ao funcionalismo.

 

Gestores repressores: Triste papel!

Na reunião do Comando Central de Greve, foram muitas as denúncias de gestores mais realistas que o rei. Sentindo-se proprietários do Centro Paula Souza, agem contra os grevistas e os que lutam por melhorias para todos. Em várias unidades, gestores impediram os grevistas de entrar e conversar com os colegas, o que é ilegal. A greve prevê o direito de diálogo entre grevistas e não grevistas.

Gestores repressores também tentam intimidar os grevistas com ameaças e pressões. Se isso acontecer em sua unidade, recolha provas e envie ao Sinteps, que os acionará por assédio moral.

 

Maior visibilidade e detalhamento das reivindicações

Na reunião do Comando Central de Greve foi discutida a importância de tornar as reivindicações centrais da nossa greve mais visíveis e detalhadas. O Sinteps fará novos materiais com essa abordagem em breve.

 

Administrativos: Trabalhadores essenciais no movimento

Vários presentes na reunião do Comando Central relataram as dúvidas que permeiam os servidores administrativos sobre a pertinência de sua adesão ao movimento. É importante ressaltar que os administrativos são o segmento mais penalizado pelo governo estadual, com salários aviltantes, sobrecarga de trabalho, carreira pouco atrativa. Justamente por isso, é importante que estejam fortes na luta, junto com professores e auxiliares docentes, pois as reivindicações da greve são para todos e todas.

 

Atenção, comandos locais: Informem detalhes da greve ao Sinteps

Os comandos locais de greve devem informar o Sindicato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) sobre a situação da adesão na unidade: quantos professores, quantos auxiliares docentes e quantos administrativos estão em greve?
O objetivo é começar a divulgar o mapeamento com esse nível de detalhes, para manter a confiabilidade nas informações divulgadas à comunidade e à imprensa.

Importante: As informações sobre adesão ou saída da greve somente serão incluídas no mapa a partir dos comandos locais.

 

Sua unidade está em greve e ainda não informou?

Envie ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a lista/ata da assembleia setorial e, junto, os nomes da dupla (titular/suplente) que vão compor o comando local e representar a unidade no Comando Central.

               

Vaquinha virtual para o fundo de greve

O Comando Central de Greve referendou a iniciativa da direção do Sinteps, de lançamento de uma vaquinha virtual para angariar recursos para o fundo de greve. Todos e todas podem contribuir (entidades sindicais, parlamentares, cidadãos e cidadãs). Divulgue nas suas listas e para as entidades com as quais tenha contato:

Campanha do Sinteps

Contribua com o fundo de greve dos trabalhadores das ETECs e FATECs
Chave Pix: 00175847000107