Campanha salarial: Centro recebe comissão do Sinteps e agenda primeira negociação para 15/3. Rodada de assembleias setoriais até 10/3 deve avaliar indicativo de greve

Uma comissão formada por diretores de base, regionais e executivos do Sinteps foi recebida pela superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, na tarde de 3/3. A atividade, a primeira no calendário de mobilização aprovado pelo Conselho Diretor do Sindicato em sua reunião de 16/2/2022, teve o objetivo de entregar a ela, em mãos, a Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores do Centro 2022 e cobrar o agendamento da primeira negociação.

Falando em nome da comissão, a presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, expôs à superintendente os principais pontos da pauta:

- Reajuste linear de 33,24% para todos a partir de 1º de março;

- Revisão da carreira em vigor (contemplando novas tabelas salariais, para recomposição das demais perdas salariais, bem como: jornada para os docentes, instituição do plano de saúde, reajustes nos benefícios etc.)

A professora Laura opinou que, embora considere a reivindicação salarial “justa”, acha improvável que o governo Doria concorde em conceder aos trabalhadores do Centro mais do que os 10% já anunciados. No momento em que a comissão do Sinteps era recebida pela superintendente, circulou a informação de que o projeto de lei com a proposta de reajuste do governador (20% para o pessoal da segurança pública e da saúde e 10% para o “resto” das categorias) já havia entrado na Assembleia Legislativa. O Sinteps está em contato com outros sindicatos do funcionalismo público paulista para apresentar emendas que garantam, ao menos, que todas as categorias tenham reajuste igual de 20%, sem discriminações.

Retomada da comissão da carreira, bônus 2022 e contratações

Questionado pelos diretores do Sinteps, a professora Laura disse acreditar que não haverá empecilhos para o pagamento do Bônus Resultado este ano, embora não possa prever data para isso. Ela também anunciou atendimento de uma reivindicação importante do Sindicato: a retomada das reuniões da comissão criada entre as partes para discutir a revisão da carreira.

A superintendente informou, por fim, que o governo autorizou a contratação de 1.120 servidores administrativos ainda este ano. Frente às críticas feitas pelos diretores do Sinteps ao número, totalmente insuficiente para suprir a falta de pessoal administrativo, ela disse que esse foi o máximo que conseguiu do governo.

Primeira negociação será em 15/3

A primeira negociação entre Sinteps e direção do Centro ficou agendada para o dia 15/3, às 16h.

De 4 a 10/3, assembleias setoriais devem avaliar mobilização e indicativo de greve

A diretoria do Sinteps avalia como positiva a atividade de 3/3, pois arrancou o agendamento da primeira negociação e, também, a garantia de que os trabalhos da comissão da carreira serão retomados em breve. No entanto, já está claro que, sem mobilização, não conseguiremos avançar nas nossas reivindicações, especialmente no reajuste, revisão da carreira, correção de benefícios etc.

Por isso, o Sinteps orienta os trabalhadores a realizarem assembleias setoriais (em cada unidade), para discutir o andamento da campanha salarial e o indicativo de realização de GREVE GERAL da categoria, caso as negociações não avancem. Se não houver diretor de base do Sinteps na sua unidade, converse com os colegas e organize a assembleia. No site do Sinteps, no item “Data-base 2022”, você encontra o modelo de ata para registrar os encaminhamentos aprovados na assembleia da sua unidade. Preencha, digitalize e mande para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A decisão final pela decretação da greve – a princípio, o indicativo é que ela tenha início em 17/3 – será tomada em assembleia geral estadual, em formato virtual, em data a ser divulgada em breve, para ser realizada logo após a negociação do dia 15/3. Antes disso, no dia 8/3, o Conselho Diretor do Sinteps vai se reunir tendo a data-base 2022 como item central.

Chega de arrocho e discriminação: Vamos responder com greve!

Se a Superintendência do Centro e o governo Doria não negociarem seriamente as nossas reivindicações, teremos que partir para a GREVE. Nossa história é rica em nos mostrar que somente a reação e a luta são capazes de fazê-los ouvirem nossa voz.

VAMOS PREPARAR A GREVE DOS TRABALHADORES DO CENTRO! REAJUSTE DIGNO, JÁ!

Petição online: Assine e passe adiante

Todas as formas de pressão contribuem, neste momento, para fazermos a Superintendência do Centro e o governo Doria nos ouvirem. Uma delas é a petição online criada pelo Sinteps. Assine e passe em suas listas de contatos e redes sociais: https://chng.it/MpdkLSDNxh

Confira fotos das atividades em 3/3

Nos cliques de Mário Palhares, veja como foi a primeira atividade do calendário de mobilização da campanha salarial de 2022.