Desde 2004, quando a atual Superintendência permitiu que os reajustes salariais fossem diferenciados – 20% para docentes e 11% para os auxiliares docentes e servidores técnico-administrativos –, nunca mais houve justiça com estes trabalhadores.

A carreira implantada em 2008 recuperou parcialmente as perdas dos docentes das FATECs – até porque a política naquele momento era pela forte expansão nas faculdades de tecnologia do Centro –, diminuiu as perdas dos docentes nas ETECs e foi zero para o pessoal técnico-administrativo.

A reestruturação na carreira em 2011, fruto da greve da categoria naquele ano, recuperou um pouco mais as perdas dos docentes. Entre os técnico-administrativos, somente uma pequena parcela teve alguma recuperação salarial.

Em 2014, apesar de todos os avanços trazidos pela nova carreira, conquistada pela greve da categoria, a perda salarial do pessoal técnico-administrativo, que vem se agravando nos últimos 10 anos, é muito grande, tanto em relação ao que é pago na Unesp, quanto ao que vige para os demais setores do funcionalismo paulista (Lei 1.080/2008), conforme mostra o quadro.

Situação dos técnico-administrativos do Ceeteps

Salário atual                       Piso da Unesp                    Piso com a Lei 1.080/08

Adm. Básico        1.072,00                                               1.556,11                                               1.331,00

Adm. Médio         1.142,00                                               2.426,88                                               1.406,00

Adm. Superior     2.519,00                                               4.844,58                                               2.695,34

Saúde                   1.330,74                                               2.974,15                                               -----------*

Confiança            1.787,81                                               1.917,02 **                           1.710,46***

* Na Unesp, não há esta área.

** Na Unesp, há carreira e boa gratificação.

*** A esse valor, soma-se a gratificação.

Vale lembrar que os salários do Centro eram idênticos ao do pessoal da Unesp até a chegada do PSDB ao governo de São Paulo, em 1995. A partir de 1996, o governo simplesmente deixou de repassar ao Ceeteps os índices de reajuste pagos pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), como previa a lei.

Por isso, a proposta do Sinteps é que reivindiquemos a equiparação deste segmento com a Unesp, em forma de abono, com sua incorporação aos salários.

Também continua vigente a reivindicação de que o governo cumpra a Lei 1.080/2008. Em relação a isso, vale lembrar que, após muita insistência do Sinteps, em 2016 a Superintendência concordou em enviar uma proposta de projeto de lei (elaborada pelo Sindicato) ao governo. Atualmente (janeiro/2017), o projeto encontra-se parado na Secretaria de Planejamento e Gestão, de onde deve seguir para a canetada final do governador, que é quem tem a prerrogativa de mandá-lo para aprovação final na Alesp. O mesmo vale para o projeto de lei (elaborado pelo Sinteps), que estende o enquadramento especial por titulação aos técnico-administrativos e auxiliares docentes.

Como participar da mobilização em fevereiro

Fevereiro é o mês em que temos como tarefa fechar nossa Pauta de Reivindicações para 2017. Para participar, são três possibilidades:

• - Ficar atento à convocação e ir à reunião que o Sindicato fará em sua unidade;
  • - Preencher uma pesquisa que pode ser acessada em: https://goo.gl/forms/BQDa9QYjejvYDSm02

A proposta indicativa de Pauta de Reivindicações 2017 (feita pela direção do Sindicato e que deve ser discutida pelos trabalhadores), bem como as tabelas salariais (com a simulação do índice que estamos reivindicando),  estão no item “Fique por dentro” – “Data-base 2017” em nosso site. Confira tudo e participe.

Clique aqui para acessar o Boletim Sinteps 57, que traz todos os detalhes sobre o início da data-base 2017