Recadastramento: Sinteps solicita ao Centro que intervenha por prorrogação do prazo. Problemas são muitos

O Sinteps encaminhou ofício à Superintendência do Centro Paula Souza, ressaltando a enormidade de problemas que cercam o recadastramento anual de servidores, que teve suas regras alteradas pelo governo estadual, por meio do Decreto nº 68.306, de 16 de janeiro de 2024.

O Sinteps vem recebendo inúmeras queixas de servidores que não estão conseguindo concretizar a tarefa de recadastrar-se. A metodologia digital adotada pelo governo impõe uma série de obstáculos, muitos intransponíveis. Há relatos de dificuldades de toda ordem: há campos, como o de dependentes e o de gênero, que não permitem alterações; o fornecimento de prova de vida por reconhecimento facial é impraticável em muitas vezes; o sistema apresenta falhas na etapa de salvamento de informações, entre tantos outros.

O ofício lembra que o prazo para o recadastramento é curto e se encerra em 17/3/2024, e que há a ameaça de corte de pagamento aos que não o fizerem. Desta forma, o Sindicato solicita à Superintendência que relate ao órgão responsável do governo estadual as dificuldades que vêm ocorrendo, para que as corrija. Ao mesmo tempo, que pleiteie ao governo estadual a prorrogação do prazo.

Importante destacar também que a orientação para que os servidores procurem os RHs das unidades, em caso de obstáculos, tem se revelado limitada, uma vez que a solução das dúvidas não parece estar ao seu alcance.

O texto alerta, ainda, que “essa enormidade de dificuldades não é de responsabilidade dos servidores” e que “resta evidente que a eventual suspensão de pagamentos ensejará incontáveis ações judiciais”.

O Sinteps aguarda posicionamento da Superintendência do Centro.