Conferência Nacional de Educação, em Brasília, vai debater plano para os próximos 10 anos. Sinteps estará presente na defesa da educação profissional e tecnológica pública

A Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) terá a presença de cerca de dois mil delegados e delegadas de todo o país, entre eles 212 do estado de São Paulo. A atividade, que será realizada em Brasília, entre os dias 28 e 30 de janeiro, vem sendo construída desde o ano passado, nas etapas municipais/regionais e estaduais.

Nas conferências preparatórias, foram eleitos para a etapa nacional vários representantes oriundos da base do Sinteps, no segmento “Trabalhadores da Educação Profissional e Tecnológica” – entre eles os diretores da entidade Denise Rykala, Neusa Santana Alves e Felipe Chadi, e os professores Arlindo Theodoro de Souza Jr., da ETEC Rubens Faria e Souza, Fernanda Gonçalves Fontes, da ETEC Votorantim, e Filipe Bortoletto Ribeiro Toledo, da ETEC de Piedade.

A Conae 2024 foi convocada em caráter extraordinário pelo governo federal e tem como tema o “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Seus sete eixos envolvem as condições de acesso e permanência em todos os níveis e modalidades, inclusão e diversidade, gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, financiamento público, educação comprometida com a justiça social e o desenvolvimento socioambiental sustentável, entre outros.

A plenária final da Conae vai examinar todas as emendas ao documento-referência do novo PNE 2024-2034. Ao todo, são 8.651 emendas aprovadas em todos os estados e Distrito Federal. Elas serão votadas, aprovadas ou rejeitadas pelos delegados e delegadas. “Esta quantidade de emendas representa uma participação ativa e democrática de todos os segmentos da educação, incluindo pais e alunos, e de quanto precisamos caminhar para uma educação de qualidade e inclusiva”, avalia Fernanda.

“A Conae é um espaço democrático para discussão da educação nacional e deve trazer bons frutos”, reforça Denise. Ela comenta a participação do Sinteps em vídeo publicado no canal da entidade no Youtube (confira em https://www.youtube.com/shorts/mNP9-3Q7D2U)