Greve começa forte e com grande repercussão na imprensa. Comissão é recebida após ato e passeata. Comando central reúne-se na quinta

A greve dos trabalhadores do Centro Paula Souza começou forte nesta terça-feira, 8 de agosto, com grande repercussão na imprensa em todo o estado. Logo pela manhã, o mapeamento divulgado no site do Sinteps já registrava 116 ETECs e FATECs no movimento, número que foi aumentando rapidamente no decorrer do dia. Novo mapeamento será divulgado na manhã desta quarta, 9/9.

As redes sociais do Sindicato começaram a receber dezenas de fotos e vídeos de atividades das unidades do interior nas primeiras horas. Na capital, um ato público de lançamento, no começo da tarde, reuniu cerca de mil pessoas (havia dezenas de unidades representadas) no campus da FATEC/SP e contou com a presença de deputados e deputadas (PT e PSOL), representantes de entidades sindicais e estudantis. Após um abraço simbólico no prédio histórico do campus, que o governador Tarcísio pretende “ceder” para uma universidade privada, os manifestantes saíram em passeata pela Avenida Tiradentes, rumo à administração do Centro.

Por volta das 16h, uma comissão com 10 representantes – entre diretores do Sinteps e grevistas da capital, interior e baixada santista – foi recebida pela superintendente do Centro, professora Laura Laganá. Ela abriu a reunião dizendo que não tinha mais novidades além do que havia sido conversado no encontro com os secretários de governo no dia 3/8. Ou seja, não havia perspectiva de aumentar o reajuste (os míseros 6%), nem de mexer no valor do Bônus Resultado (até um salário, no máximo) ou no período de pagamento (em outubro, quem sabe ainda em setembro, segundo havia dito o secretário da Casa Civil, Arthur Lima).

Sobre a revisão da carreira

Sobre a carreira, a superintendente disse que precisaria de tempo para formatar a proposta a ser enviada ao governo, “até setembro”. Fez questão de enfatizar que o envio da proposta não garante que o governo irá acatá-la ou sequer concordar em discutir a carreira do Centro em separado das demais categorias. Os membros da comissão lembraram que, mais do que isso, a intenção do governo Tarcísio é fazer uma reforma administrativa para confiscar direitos, arrochar salários e precarizar as contratações. Justamente por isso, é importante que a categoria tenha uma proposta de revisão de carreira formatada e enviada ao governo o quanto antes, para que possamos forçar a negociação.

A professora Laura ponderou que não é possível divulgar uma proposta completa agora, mas comprometeu-se a apresentar à comunidade, em 10 dias, as diretrizes para a carreira, e se disse aberta a discuti-las. Sobre a jornada docente, frisou não ser contrária, mas tem o temor de não conseguir contratar os professores necessários e deixar os estudantes sem aulas. Os membros da comissão ponderaram que essa dificuldade já existe hoje e tem relação com a baixa remuneração. Após a discussão, ela sinalizou com apresentação de uma proposta de implantação progressiva da jornada.

Defesa das escolas, não ao fechamento de cursos nas ETECs e FATECs

Os representantes da comissão cobraram da superintendente a flexibilização das exigências para a abertura de cursos (a relação candidato/vaga), lembrando que, a partir de agora, com a implantação de uma “rede paralela” de ensino técnico nas escolas estaduais, sem a infraestrutura física e humana necessária, e sem vestibulinho, será uma concorrência “desleal”.

A professora Laura não concorda com a proposta de extinção do vestibulinho e aprovação por análise de currículo, como ocorreu na pandemia, mas disse que está aberta a avaliar, todos os semestres, a situação de cada curso.

O Sinteps defende que haja regras iguais no âmbito do governo estadual: 20 alunos por turma, fim do vestibulinho e extinção das taxas (para vestibular/vestibulinho).

Tabela de áreas

Os membros da comissão ressaltaram a dificuldade para a contratação de novos docentes, devido à tabela de áreas nas FATECs. No caso das ETECs, o catálogo de requisitos de titulação. Eles defenderam que devem existir apenas três áreas: Humanas, Exatas e Biológicas. Na forma como ocorre atualmente, há um claro prejuízo na contratação de docentes.

O professor Rafael Ferreira Alves, coordenador da CESU, disse que o Centro vai estudar melhorias na tabela.

Atenção, gestores: Não mexam no horário dos grevistas!

O Sinteps vem recebendo denúncias de pressões contra os grevistas, com gestores tentando intimidar e impedir reuniões e atividades. Não aceite. Denuncie imediatamente para o Sinteps se isso ocorrer na sua unidade.

Também há denúncias de que algumas unidades estão “adequando” a oferta das aulas, preenchendo os horários de docentes grevistas com aulas de professores não grevistas.

O Sindicato considera essas iniciativas um desrespeito aos direitos dos grevistas e estuda com sua assessoria jurídica possíveis medidas.

A greve continua! Tarcísio, a culpa é sua! Comando reúne-se na quinta

Nossa greve começou forte e em expansão. E vamos em frente! Nesta quinta-feira, 10/8, às 13h, o Comando Central de Greve fará sua primeira reunião, com o objetivo de avaliar os dois primeiros dias do movimento e definir as próximas atividades.

O Comando Central é composto pelos diretores do Sindicato e um representante de cada unidade em greve (o Comando Local de Greve). Se a sua unidade ainda não o fez, é preciso eleger uma dupla (titular/suplente) e informar nomes/zap/e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A reunião do Comando Central será online. Todos os representantes de unidade em greve receberão o link nos contatos informados ao Sinteps.

................

Tudo sobre a greve no site

Mapeamento atualizado, links de publicações na imprensa e notícias do Sindicato sobre a greve estão no site www.sinteps.org.br/greve

Veja algumas fotos de 08/08 (clique para ampliar)