Data-base 2018: Caravana do Sinteps pressiona deputados a agirem em prol dos trabalhadores do Centro

Nesta terça-feira, 12/6, cerca de 50 representantes do Conselho Diretor do Sinteps (Diretores de Base, Regionais e da Executiva) estiveram na Assembleia Legislativa (Alesp) durante toda a tarde. Eles conversaram com os deputados, expondo-lhes nossas reivindicações e pedindo que atuem no sentido do agendamento de uma audiência com o governador Márcio França.

Em cada abordagem – feita nos gabinetes, nos corredores e no plenário principal da Alesp – os representantes do Sindicato entregavam cópias do Manifesto (clique aqui para conferir) que comprova a possibilidade de atendimento imediato de alguns itens da nossa pauta, sem que seja necessário mexer no orçamento do Centro neste ano (veja a seguir).

A manifestação do Sinteps coincidiu com a presença de um grupo grande de estudantes, organizados por suas entidades representativas (DCE, UBES, UPES, UMES e vários grêmios). Eles pediam aos deputados a aprovação do projeto de lei 570/2016, que cria o programa Bolsa Permanência no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, à qual está vinculado o Centro. A concessão das bolsas chegou a ser anunciada pelo governador Márcio França recentemente, mas está emperrada na Alesp, vítima da disputa acirrada entre a bancada tucana (que apoia Doria ao governo do estado) e a bancada que se afina com a candidatura de França.

“A luta dos estudantes pelas bolsas é muito importante para os alunos de baixa renda das ETECs e FATECs, que somam um grande contingente nas escolas. Portanto, interessa a todos nós”, declarou a presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, ao falar durante ato dos estudantes na Alesp.

Veja as fotos da atividade na Alesp, clique para ampliar

Atividade Alesp

Nossas reivindicações cabem no orçamento

Considerando estarmos em ano eleitoral, o Sinteps avalia que o momento é propício para forçarmos a negociação das reivindicações da nossa data-base 2018. Queremos reunião com governador para reivindicar o atendimento imediato de três medidas (que, conforme estudo do Sindicato, cabem perfeitamente no orçamento do Centro de 2018). São elas:

A extensão do reajuste de 7% ao pessoal Administrativo: Como se sabe, somente este segmento do Ceeteps recebeu reajuste de 3,5% em fevereiro/2018, ao passo que os demais (Docentes e Auxiliares de Docente) tiveram 7%.

A extensão do enquadramento por titulação para os Auxiliares de Docente e pessoal Administrativo (com função ou emprego permanente): Como se sabe, conforme previsto na nova carreira implantada em 2014, em julho de 2016 essa promoção especial foi concedida somente aos docentes. O Sindicato sempre reivindicou sua justa extensão aos demais.

Plano de Saúde Institucional: Aprovado no âmbito da nova carreira (Lei 1.240/2014), o plano ainda segue engavetado. Pelo estudo do Sinteps, conforme detalha proposta no Manifesto, há recursos para o Centro iniciar a sua implantação sem mexer no orçamento já previsto para 2018.

O Sinteps também quer uma agenda de negociações para o restante da Pauta de Reivindicações de 2018, que tem um total de 25 tópicos, entre elas: reajuste salarial (recuperação das perdas salariais da categoria de acordo com a inflação oficial acumulada no período de março de 2013 a março de 2017, pelo índice do ICV-Dieese, equivalente a 32,63%); a implantação do auxílio alimentação de R$ 850,00 para todos; licença maternidade de 180 dias para todas; entre outras.

A maior parte destas reivindicações está contemplada na proposta do Sinteps para a revisão da carreira em vigor, discutida e aprovada no último congresso da categoria, em que destacamos: retorno da política salarial do Cruesp; implantação do plano de saúde; jornada para os docentes; fim do interstício para a promoção por titulação; fim das avaliações de desempenho para a progressão; retorno da sexta-parte; entre outras.

Para contribuir nesta pressão, assine o abaixo-assinado eletrônico criado pelo Sindicato em: