face twitter youtube instagram

Não ao fechamento de cursos!

Na reunião do Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps, em 20/2, que definiu a Pauta 2017, foi discutida uma situação que vem se tornando recorrente no Centro: o fechamento de cursos, quase sempre em prejuízo à comunidade, aos professores, alunos etc. Considerando que o Centro não investe na divulgação dos cursos das ETECs e FATECs – o que deveria ocorrer sistematicamente, pois parte da população sequer sabe que são gratuitos e de boa qualidade – e nem garante as condições necessárias para o seu bom funcionamento, não é justo que simplesmente os feche.

Neste sentido, foi incluído na Pauta 2017 um item específico sobre isso:

“Manutenção dos cursos nas ETECs e FATECs– O Ceeteps deverá promover a ampla divulgação (jornais, TVs, revistas, rádios, mídias sociais etc.) dos cursos, das datas de vestibular e vestibulinho, das isenções, sobre a gratuidade e qualidade de ensino nas ETECs e FATECs, proporcionando material de divulgação para as unidades, bem como recursos para o trabalho de divulgação local.


§ 1º - Os critérios para possíveis fechamentos de cursos deverão ser amplamente divulgados, ser acompanhados por um período de três anos e, neste tempo, a comunidade escolar deverá encontrar soluções para melhorar os indicadores dos cursos em acompanhamento. A decisão de fechamento do curso se dará pelo Conselho de Escola ou pela Congregação, se ETEC ou FATEC, respectivamente.

 

§ 2º - O papel social da escola pública deve ser o norteador para o Ceeteps no estabelecimento dos critérios de fechamento,  bem como para  os critérios de ingresso, adotando a relação 1/1 nos vestibulares e vestibulinhos e 50% +1 de concluintes.”


Atenção

Se há ameaça de fechamento de curso na sua unidade, e a comunidade interna e externa considera que isso não deveria ocorrer, a direção do Sinteps orienta a realização de algumas iniciativas: produção de abaixo-assinado, coleta do apoio de vereadores, prefeito e deputados da região.  Caso seja esta a situação em sua unidade, informe o Sinteps pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para mais orientações.