Mobilização, já! Rumo à greve da categoria! Calendário começa em 8 de março!

Na reunião do CDB, em 20/2, o debate sobre a campanha salarial dos trabalhadores do Centro em 2017 teve como pano de fundo a conjuntura geral do país.

Foi consensual a avaliação de que, neste ano, além das nossas lutas específicas, também temos que engrossar a mobilização da população trabalhadora, contra os ataques que sopram de Brasília, como a reforma da Previdência, a mutilação dos direitos previstos na CLT, entre outros. Na esteira destes ataques, o governo ilegítimo de Michel Temer já conseguiu concretizar algumas medidas danosas, como a aprovação da PEC 55, que congela por 20 anos os recursos para a saúde e a educação, e da MP 746, que institui a reforma do ensino médio sem nenhum debate com a sociedade.

Neste cenário, o CDB apontou a necessidade de mesclar e unificar o calendário de lutas mais específico da categoria com as lutas contra as reformas da Previdência e trabalhista.

Nas próximas semanas, temos duas datas nacionais de luta contra estas reformas: 8 e 15 de março. A orientação do Sinteps é que os trabalhadores participem das atividades destes dias, o que servirá também como combustível na mobilização da nossa data-base 2017 e mostrará ao Centro e ao governo Alckmin o grau de insatisfação da nossa categoria. A hora é agora! Vamos lutar por nossos salários e benefícios, contra a retirada de direitos!

A seguir, confira o calendário:

8 de março: No Dia Internacional da Mulher, haverá atividades nacionais e regionais. O objetivo é protestar contra os ataques que atingem mais duramente a mulher, como é o caso das novas regras propostas para a aposentadoria. Neste dia, haverá reunião do CDB, na sede do Sinteps, seguida de participação na atividade prevista para São Paulo. Nas demais cidades, a dica é se integrar às atividades municipais e regionais.

Obs: Informe o Sinteps (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) sobre o que vai ocorrer na sua cidade e região neste dia.

15 de março: Greve Geral Nacional da Educação convocada pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. De forma unificada, as centrais sindicais também estão convocando para esta data o “Dia nacional de lutas, com greves e paralisações contra a Reforma da Previdência”. O Sinteps orienta os trabalhadores a paralisarem o trabalho neste dia e participarem das atividades conjuntas com as demais categorias, na cidade ou região.

Obs: Informe o Sinteps (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) sobre a aprovação da paralisação em sua unidade e sobre as atividades previstas neste dia para sua cidade e região.

De 20 a 30 de março: Realização de assembleias setoriais, nas unidades, para discutir o indicativo de GREVE GERAL DA CATEGORIA POR PRAZO INDETERMINADO a partir de 4 de abril, caso o governo não dê respostas satisfatórias à nossa pauta até o final de março.

De 20 a 23 de março: Distribuição de carta aberta à comunidade e coleta de abaixo-assinado em defesa das nossas reivindicações. Neste período, o Sinteps também indica a redução da jornada de trabalho em 10 minutos, em cada turno de trabalho. Esses minutos devem ser usados para discussão entre os trabalhadores e realização de atividades, como envio de e-mails ao governador, ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e à Superintendência do Ceeteps.

24 de março: Ida às Câmaras de Vereadores para solicitar moção de apoio às reivindicações da categoria, a ser encaminhada ao governador, ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e à Superintendência do Ceeteps.

27 a 30 de março: Ida aos escritórios políticos dos deputados estaduais da região, para cobrar apoio às nossas reivindicações. Intensificação das campanhas de e-mails ao governador, ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e à Superintendência do Ceeteps.

31 de março: Tabulação dos resultados das assembleias setoriais.

4 de abril: Se esta for a decisão dos trabalhadores, ato público estadual em São Paulo, em frente à Administração do Centro, para lançamento da GREVE GERAL DA CATEGORIA POR PRAZO INDETERMINADO.

A Pauta de Reivindicações e outros itens estão em “Fique por dentro” – “Data-base 2017”.

Clique aqui para conferir o Boletim Sinteps 58, que traz todos os indicativos aprovados na reunião do CDB em 20/2/2017.