Há poucos dias, o Sinteps divulgou matéria sobre alguns fatos envolvendo o segmento dos bibliotecários do Centro Paula Souza.

No início de novembro, o Sindicato havia sido informado da circulação de um ofício do Ceeteps nas unidades, versando sobre o projeto “Biblioteca Organizada”. De acordo com o referido ofício, os bibliotecários do Centro, que já são bem poucos, estavam sendo conclamados a prestar serviços em outras unidades que não tenham este profissional, a título de voluntariado.

A investida do Centro gerou indignação entre os bibliotecários. Em paralelo à iniciativa do Sindicato – que enviou ofício ao Ceeteps (095/2016) questionando o projeto – um grupo expressivo de trabalhadores rompeu o medo e mobilizou-se contra essa clara ameaça de precarização da função, divulgando manifesto subscrito por dezenas de assinaturas (veja a seguir).

A pressão conjugada – trabalhadores & Sindicato – surtiu efeito. Por meio do Ofício 044/2016, a administração do Ceeteps recuou e disse que a proposta encaminhada às unidades se trata de um “estudo”, para verificar a viabilidade do projeto “Biblioteca Organizada”. De acordo com o ofício, a intenção do Centro é analisar as respostas dos profissionais, por meio do preenchimento de um formulário via WEB, e somente depois apresentar uma proposta formal aos bibliotecários.

A seguir, confira a íntegra do manifesto dos bibliotecários, que questionou o formulário aplicado e justificou o seu não preenchimento:

“Ao Centro de Gestão Documental (CGD)

Núcleo de Biblioteca (NB)

Em resposta ao Ofício NB/CGD Nº 033/2016, nós, Analistas de Suporte e Gestão – Bibliotecários das Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza (CPS), vimos por meio deste e-mail justificar o não envio do questionário do estudo “Biblioteca Organizada”.

Por se tratar de um estudo de viabilidade sobre a possibilidade de assumirmos o processamento técnico em outras unidades, além de nossa unidade de origem, nota-se que o questionário que faz parte desse estudo está incompleto, visto que não existem questões relacionadas à nossa disponibilidade tampouco com nossa concordância sobre o projeto.

Enviaram-nos um questionário fechado, partindo do pressuposto que estamos de acordo com o proposto e que só nos resta escolhermos as unidades em que decidiremos atuar.

Reservamo-nos ao direito de liberdade de expressão, optando por deixá-lo em branco, como forma de expressar nosso descontentamento e desacordo com esse projeto, uma vez que o questionário não contempla nossas reais necessidades.

Estamos cientes da falta de Bibliotecários nas unidades do CPS, devido a impossibilidade de abertura do concurso para o preenchimento dessas vagas e lamentamos pela situação. No entanto, não iremos trabalhar sem remuneração adequada, assumindo outras unidades e com isso causar atraso em nossas atribuições, sobrecarga de trabalho e prejuízo aos usuários de nossas unidades

Não estamos nos negando a realizar as nossas atribuições, pelo contrário, já desenvolvemos além delas em nossas unidades de origem, muitas vezes, sem nenhum auxílio.

Em nosso ponto de vista, esse projeto trará impacto negativo profissional e pessoal aos Bibliotecários, pois nos desvaloriza como profissionais.

Certos de vossa compreensão, estamos à disposição para nos reunirmos e debatermos acerca do desenvolvimento desse projeto, de modo a beneficiar a todos.”