23/9/2015

Membros da Diretoria Executiva do Sinteps estiveram na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 22/9, para participar de uma audiência pública agendada pela Comissão de Educação, com o objetivo de debater o Plano Estadual de Educação (PEE). Por omissão da presidente da Comissão, deputada Rita Passos, a audiência acabou transformada em reunião.

A presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, compôs a mesa das discussões ao lado de representantes de movimentos sociais, sindicais e estudantis ligados à  educação. Ela defendeu a necessidade de uma agenda de audiências públicas em todo o estado, para que a população possa discutir e apresentar suas propostas para a educação paulista. Silvia também criticou o governo estadual, por engavetar a proposta de PEE organizada pelo Fórum Estadual da Educação, composto por várias entidades (entre elas, o Sinteps).

Atualmente, tramitam três projetos de PEE na Alesp: o enviado pelo governo e dois organizados por entidades sindicais, entre eles o projeto assinado pelo Sinteps.

Caso Barueri

Endossando as palavras dos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FATEC, a presidente do Sinteps cobrou o afastamento do diretor da FATEC de Barueri, por denúncias de assédio moral contra professores da unidade e uso indevido de recursos. Ela lembrou que o Sindicato vem acompanhando o caso de perto e já tomou várias iniciativas em defesa dos professores atingidos.

Henrique Domingues, presidente do DCE da FATEC, divulgou uma moção que pede o afastamento do diretor, prontamente assinada pelos representantes do Sinteps. Leia a seguir:

.............................................

MOÇÃO DE APOIO AO AFASTAMENTO DO PROFESSOR EVANDRO DO CARGO DE DIRETOR ENQUANTO AS DENÚNCIAS DE ASSÉDIO MORAL SÃO APURADAS

A democracia é fundamental para o dia a dia de uma instituição de ensino que tem como vocação a promoção da inovação. Na última sexta-feira, dia 18/09, a partir de uma histórica luta do DCE FATEC junto aos Centros Acadêmicos da FATEC de Barueri, contatamos o SPTV para cobrir a manifestação e indignação dos estudantes por não terem o básico na Faculdade de Tecnologia: professores. No entanto, a postura do Diretor da FATEC Barueri diante das câmeras da Rede Globo de Televisão não refletiu o anseio democrático da comunidade acadêmica do CEETEPS.

O Professor Evandro Cléber da Silva manteve em uma reunião a portas fechadas, durante 1h e 30min, a estudante de Comércio Exterior e Presidenta do CACOMEX, Gabriela Sousa, onde a coagiu colocando em dúvida o futuro da entidade de representação dos estudantes de COMEX da FATEC BAR, o papel na 7ª Semana Cultural e Tecnológica e o próprio futuro acadêmico da estudante. A intenção do Diretor era que a estudante mudasse o teor da entrevista.

Se há alguma preocupação com a edificação de uma educação inclusiva, participativa e moderna em nossa instituição de ensino é preciso que se apure criteriosamente o grave ataque à  liberdade democrática dos estudantes, promovido em frente a maior emissora de televisão do país, pelo Professor Evandro.

Pedimos o afastamento imediato do Diretor enquanto são apuradas as gravíssimas acusações. As posturas adotadas pelo dirigente máximo da unidade Barueri da FATEC demonstram que, minimamente, não há preparo pedagógico para lidar com a tarefa de coordenar uma instituição de ensino renomada como é a Faculdade de Tecnologia.

Esperamos uma resolução que respeite toda a tradição e pioneirismo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em defesa da democracia.

Diretório Central dos Estudantes da FATEC