O Sinteps e a Fasubra Sindical

Porque é importante nossa categoria participar e influenciar no XXII Congresso da Fasubra, a Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Instituições Públicas do Brasil

Entre os dias 4 e 8 de maio de 2015, acontece em Poços de Caldas (MG) o XXII Congresso da Fasubra - Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Instituições Públicas do Brasil. Quer saber como esse evento se relaciona com as lutas dos trabalhadores do Centro Paula Souza? Então, continue lendo!

Na organização sindical, temos várias instâncias, que se relacionam entre si. Os sindicatos são a instância mais conhecida, que representam diretamente os trabalhadores. Depois, vêm as federações, que congregam sindicatos com os mesmos interesses, e as confederações, que congregam as federações com os mesmos interesses. Por fim, temos as centrais sindicais, que se aliam à s federações e à s confederações na unidade nacional da luta dos trabalhadores.

Todas estas instâncias - sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais - costumam realizar congressos periodicamente. Nestes congressos, os delegados (trabalhadores eleitos em assembleias) participam para defender ideias e propostas, ou seja, uma tese.

O nosso sindicato, o Sinteps, é filiado à  Fasubra e sempre procura participar ativamente dos seus congressos. Neste XXII Congresso, não será diferente. A tese que a Diretoria Executiva do Sinteps irá defender é a Fasubra pela base. De um modo geral, a tese propõe que a Federação tenha uma estrutura mais voltada aos interesses dos sindicatos representados por ela e menos aos partidos políticos, que ditam regras e comandam nos bastidores. Queremos uma Federação que nos represente nas instâncias nacionais e internacionais, nas lutas contra as retiradas dos direitos dos trabalhadores e que faça debates sobre os assuntos mais relevantes da categoria que representa.

Para nós, do Sinteps, o processo de renovação do pensamento na Fasubra passa por nos dedicarmos a mais esta empreitada.  Se queremos uma Federação ˜despartidarizada™, temos que fazer ouvir as nossas vozes e isso se faz com a participação efetiva de delegados, o maior número possível que possamos eleger.

No Congresso anterior da Fasubra, realizado em 2012, o Sinteps levou uma delegação de 73 delegados, que defenderam coesamente a proposta para a qual foram eleitos. De acordo com esse peso que tivemos no Congresso de 2012, conquistamos o direito de dirigir uma das coordenações da Fasubra: a Coordenação das Estaduais e Municipais. Para esta tarefa, foi eleita Neusa Santana Alves, diretora do Sinteps. Foi a partir daquele momento que começamos a participar mais efetivamente da vida da Federação.

Nosso desafio agora

Em 2015, queremos levar uma delegação com o maior número possível de trabalhadores (delegados) ao XXII Congresso da Fasubra, comprometidos com a organização sindical livre de partidos políticos, associada apenas à s entidades nacionais e internacionais de defesa dos trabalhadores.

Como vamos participar

Em todo o país, os sindicatos filiados à  Fasubra deverão promover assembleias para a escolha de delegados, de acordo com o número de trabalhadores de suas bases. No caso do Sinteps, vamos realizar assembleias em várias localidades do estado de São Paulo, a partir de 10/3. Se você concorda com essas diretrizes - representadas pela tese Fasubra pela base   (que está disponível no site da nossa entidade, em www.sinteps.org.br, nesta mesma seção)  - eleja-se delegado e defenda a tese.

Quando ocorrerão as assembleias para a escolha dos delegados do Sinteps

As assembleias promovidas pelo Sinteps para a escolha dos delegados ao XXII Confasubra vão acontecer de 10 de março a 17 de abril de 2015.

Para ser delegado, basta ser trabalhador da base (no Ceeteps), não sendo necessário ser filiado ao Sindicato. Aposentados e pensionistas também podem se candidatar.

Importante: para ser eleito como delegado, é indispensável participar das assembleias. Fique atento ao calendário, que será divulgado em breve, no site do Sinteps e nas redes sociais da entidade.

Participe da assembleia mais próxima da sua unidade, para ser eleito delegado ao XXII Confasubra e defender uma Federação mais próxima dos trabalhadores na base.

Diretoria Executiva do Sinteps