15/12/2014

O Sinteps vem a público manifestar, com veemência, repúdio à s declarações machistas, violentas e preconceituosas proferidas pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ) em plenário da Câmara Federal, no dia 9 de dezembro de 2014.

Na oportunidade, Bolsonaro ofendeu a deputada e ex-ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, repetindo ofensas já anteriormente proferidas a ela em 2003. Afirmou que não estupraria a deputada, pois ela não merece.

As sistemáticas manifestações de cunho machista e homofóbico do deputado Bolsonaro incitam a violência e comprovam seu perfil troglodita e reacionário. A covardia com a qual o deputado age nos faz lembrar os torturadores e assassinos da ditadura civil-militar brasileira, que antes se protegiam atrás de um estado de exceção. Agora, o parlamentar utiliza-se de sua imunidade para agir de forma abusiva, desrespeitosa e antidemocrática.

A violência perpetrada pelo deputado Bolsonaro contra a deputada Maria do Rosário e contra todas as mulheres já havia se manifestado em outras ocasiões, a exemplo dos episódios envolvendo ministras, parlamentares e lideranças femininas. Esse comportamento, além de clara apologia ao crime de estupro e um estímulo a esta prática hedionda, que vitimiza diariamente as mulheres, é uma tentativa de silenciá-las e afastá-las do espaço público e político.

Tais episódios reforçam que devemos continuar lutando pela igualdade de direitos como uma bandeira ampla e suprapartidária, pois a promoção e a defesa dos direitos humanos no Brasil são fundamentais para garantir que todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, origem territorial, condição socioeconômica ou status migratório, sejam integralmente respeitadas.

É necessário que medidas sejam tomadas imediatamente para que este tipo de comportamento nunca mais se repita, seja por parte deste ou de qualquer outro/a parlamentar. O Poder Público e a sociedade brasileira têm obrigação de repudiar, coibir e denunciar tais práticas para que isso não se reproduza, nem no parlamento, nem em nenhum outro espaço.

Nenhuma mulher merece ser estuprada! Nenhuma mulher merece ser vítima de qualquer tipo de agressão, seja ela verbal, física ou psicológica!

O Sinteps defende a cassação do deputado machista e homofóbico! Fora, Bolsonaro!