16/8/2014

Na reunião do Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps, realizada no dia 14/8, um dos assuntos debatidos foi a proposta de realização de um plebiscito popular sobre o sistema político do país. O plebiscito está sendo organizado por várias entidades sindicais e populares, entre elas a Central àšnica dos Trabalhadores (CUT). De 1 a 7 de setembro, as pessoas que queiram participar deverão responder se são favoráveis ou não à  instalação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para discutir e votar como deve ser o sistema político do país. Com base na votação, os organizadores do plebiscito enviarão ao Congresso Nacional um projeto de lei popular pedindo a convocação da Constituinte.

Duas posições sobre o assunto

Na reunião, foi aberto espaço para posições favoráveis e contrárias à  realização do plebiscito. Michelangelo Torres, Diretor de Base da ETESP, fez as considerações contra a realização do plebiscito. Marcos Mendes, Diretor Executivo do Sinteps, fez as considerações a favor.

Para Michel, a luta dos trabalhadores e estudantes brasileiros não deve focar numa medida como o plebiscito, pois a eventual convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte não avançaria nas lutas sociais por melhores salários, direitos sociais etc.

Para Marcos, a realização do plebiscito e a eventual convocação de uma Constituinte exclusiva seriam importantes para mudar as regras do sistema político do país, que é controlado por fazendeiros, empresários, banqueiros etc., e isso contribuiria para o avanço das lutas sociais.

Posição da Executiva do Sinteps

Os membros da Diretoria Executiva do Sinteps acham importante a participação das pessoas no plebiscito e estão ajudando, de forma voluntária e em conjunto com o DCE das FATECs, a sua organização.

Para saber mais sobre o plebiscito, navegue em www.plebiscitoconstituinte.org.br. Para os que desejam participar, os contatos, informações e materiais para a realização do plebiscito estão a cargo do Diretor Marcos Mendes, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..