19/5/2014

Membros da Diretoria Executiva do Sinteps reuniram com a superintendente, professora Laura Laganá, na sexta-feira, dia 16/5. O objetivo central foi discutir a data-base 2014. Especialmente para os trabalhadores mais novos, ainda não familiarizados com estes termos, data-base é o momento no ano em que uma categoria discute com o patrão as suas revindicações gerais e específicas, como salário, benefícios etc.

A data-base dos trabalhadores do Centro segue a dos trabalhadores das universidades estaduais paulistas, uma vez que o Ceeteps é vinculado à  Unesp.

Vale lembrar que, até 1995, nossa categoria recebia os mesmos reajustes pago pelo Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) na Unesp, Unicamp e USP. Em 1996, com a chegada do PSDB ao governo estadual, a lei deixou de ser cumprida e não tivemos mais os índices do Cruesp. Porém, além de reivindicar a volta do pagamento na justiça, todos os anos o nosso Sindicato, como parte integrante do Fórum das Seis (sindicatos das universidades e Sinteps), reivindica o pagamento dos índices oferecidos pelo Cruesp. Em 2014, a reivindicação salarial apresentada pelo F6 é de cerca de 10% (inflação Dieese de maio/2013 a abril/2014 + 3% de reposição de perdas anteriores).

Na reunião, a superintendente seguiu o discurso que os reitores das universidades vêm fazendo e sinalizou como improvável algum reajuste este ano. Os representantes do Sinteps argumentaram que as alterações salariais promovidas com o novo plano de carreira não têm nada a ver com reajuste de data-base e que é preciso continuar as negociações neste sentido.

Acordo coletivo

Em janeiro de 2014, o Sinteps encaminhou uma proposta de acordo coletivo à  Superintendência, com o objetivo de negociar itens que não tenham impacto econômico para o Centro, mas que são importantes para a categoria. É o caso da garantia de aulas do concurso de docentes e disponibilidade de horário; atribuição de aula, redução do intervalo entre jornadas e a questão das janelas.

A professora Laura informou que a proposta encaminhada pelo Sinteps ainda está em análise no jurídico do Ceeteps, mas que espera dar uma resposta formal sobre ela em 15 dias.

Clique aqui para conferir a íntegra da proposta de Acordo Coletivo que o Sinteps apresentou à  Superintendência.

[wpfilebase tag=file id=572 tpl=simple /]

Plano de Carreira

Os dirigentes do Sinteps cobraram da superintendente o apoio à s duas emendas apresentadas pelo Sindicato ao PLC 17/2014, que são: 1) extensão da progressão por titulação em 2016 aos auxiliares de docentes e servidores e 2) Correção de distorções nas tabelas salariais do pessoal da área da saúde.

A professora Laura afirmou que já manifestou apoio formal da Superintendência à s emendas, após ter sido consultada pelas lideranças partidárias na Assembleia Legislativa.

Clique aqui para conferir a íntegra do Ofício 028/2014 Sinteps, que solicita posicionamento da Superintendência sobre as emendas do Sindicato ao PLC 17/2014.

[wpfilebase tag=file id=571 tpl=simple /]

Problemas com reposição

Na reunião, foram objeto de discussão também as denúncias sobre a interferência e as imposições feitas a algumas unidades no processo de reposições de aulas. Para acertar os calendários, conforme o termo de encerramento de greve, haverá reunião da supervisão com as direções e os docentes envolvidos.

No geral, foi reafirmado pelo Ceeteps que o ensino médio pode repor durante o ano todo. E também que os servidores, se não conseguirem repor este ano, podem estender até o próximo.

Se você está enfrentando dificuldades na reposição em sua unidade, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e relate os fatos.

Escolas agrícolas

O Sinteps apurou que estão circulando informações sobre uma possível venda de terras nas unidades agrícolas. A superintendente afirmou que há um grupo de diretores desenvolvendo a planta básica para as atividades letivas nestas unidades, de modo a determinar o total de terras necessárias para as atividades pedagógicas. O que ultrapassar esse total poderia ser comercializado. O Sinteps posicionou-se que, se houver área ociosa,  a utilização de qualquer renda proveniente desta área deve ser  única e exclusivamente revertida para a unidade.

Plano de saúde

O Sinteps reivindicou conhecer o montante estudado pelo Ceeteps como necessário para a implantação do plano de saúde. O objetivo é defender esse aporte de recursos durante as audiências públicas de discussão do orçamento paulista para 2015, das quais o Sindicato está participando. A superintendente ficou de informar o valor em breve.