20/3/2014

Caravanas de grevistas de dezenas de cidades deram o tom na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, dia 19/3. Com a marcação de uma audiência pública pela Comissão de Educação e Cultura, divulgada pouco antes, as atividades concentraram-se no auditório Franco Montoro, que ficou hiper lotado pelos funcionários, professores e estudantes do Centro. A audiência foi solicitada pelo Sinteps e tinha o objetivo de pressionar os líderes do governo na casa, que foram convidados a se manifestar, mas não compareceram.

A audiência, que teve caráter informal, foi coordenada pelo presidente da Comissão, deputado João Paulo Rillo (PT). Vários deputados - PSOL, PT e PCdoB - usaram a palavra para apoiar a greve e as emendas do Sindicato. Eles falaram sobre a expansão acelerada e sem recursos feita pelo governo, a falta de infraestrutura nas ETECs e FATECs, as más condições de trabalho e os baixos salários. As ETECs e FATECs tornaram-se, ao longo dos últimos anos, uma das principais demandas dos municípios e principal elemento na propaganda eleitoral do governo, que faz de conta que está tudo à s mil maravilhas, criticaram.

A presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, lembrou que a greve já é vitoriosa por obrigar o governo a tirar a carreira da gaveta e apresentá-la na Alesp, mas que os cortes no projeto são um atentado contra a categoria. Ela voltou a denunciar o assédio moral que vem sendo cometido pela direção do Centro Paula Souza, que já é motivo de ação judicial por parte do Sindicato. Mas nem toda esta coação e truculência estão impedindo que vocês lutem por seus direitos, pois esta é, acima de tudo, uma questão de dignidade, elogiou. A presença de vocês aqui desmente, na prática, as informações falaciosas da administração do Centro, que finge não ver o tamanho e a força da greve em todo o estado, completou.

Vários professores, funcionários e estudantes usaram a tribuna para se manifestar, criticando os cortes no projeto e denunciando situações críticas nas unidades.

No decorrer da tarde, grupos de grevistas foram falar com vários deputados, que se comprometeram a apoiar nossas emendas, dentre eles: Ed Thomas (PSB), Major Olímpio (PDT), Campos Machado (PTB), Roque Barbieri (PTB), Vanessa Damo (PMDB), Afonso Lobato (PV), Aldo Demarchi (DEM), além dos que já haviam se comprometido antes com a colocação das emendas (Alex Manente/PPS, Roberto Moraes/PPS, Rita Passos/PSD, José Bittencourt/PSD, e as bancadas completas do PT, PSOL, PCdoB e PT).

Terça, 25/3, todos à  Alesp

A expectativa do Sinteps é que o projeto e as emendas entrem em votação na próxima semana. Por isso, é fundamental manter a pressão sobre os deputados, ao vivo e em cores! Vamos ocupar novamente a Alesp na terça-feira, 25/3, a partir das 14h. Organize a caravana em sua unidade/região. Detalhes práticos devem ser tratados com Érica, pelo (11) 3313.1528 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Carlos César e Barros Munhoz.... foco neles!

Nesta reta final, dois nomes ganham importância na nossa campanha de pressão e marcação cerrada sobre os deputados.

O primeiro é Carlos Cezar, deputado do PSB pela região de Sorocaba, indicado relator especial do PL 07/2014 na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O e-mail é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O segundo é Barros Munhoz, da liderança do PSDB na Alesp, eleito na região de Itapira, que havia se comprometido a intermediar as reivindicações da categoria junto ao governo. Nos últimos dias, o Sinteps não tem conseguido nenhum retorno por parte de sua assessoria. O e-mail é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mande e-mails a eles, solicitando apoio à s nossas emendas e lembrando que a comunidade do Centro Paula Souza - que envolve cerca de um milhão de pessoas, entre trabalhadores, estudantes e familiares - saberá reconhecer seu empenho nas próximas eleições.

Se eles forem da sua região, organize visitas coletivas aos seus escritórios.

Não aceitamos assédio moral

O Sinteps já está ingressando com ação judicial contra o Ceeteps, por assédio moral contra os trabalhadores em greve. Em muitas unidades, diretores ligam para os grevistas ameaçando-os, alguns chegam ao cúmulo de divulgar listas de grevistas nas redes sociais, entre muitas outras barbáries e ilegalidades. A orientação é que os trabalhadores enviem ao Sindicato (pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) todos os documentos aos quais tenham acesso, que possam ser utilizados como prova de que o empregador está praticando crime de assédio moral contra os grevistas (comunicados, e-mails, cartas etc).

A greve continua! A luta agora é pela aprovação das nossas emendas!