17/2/2014

A greve dos funcionários e professores das ETECs e FATECs começou forte em todo o estado nesta segunda-feira, 17/2. Conforme já sinalizava o quadro de assembleias setoriais, a disposição da categoria para a luta é muito grande. A estimativa do Sindicato é que cerca de 80 unidades paralisaram no primeiro dia, entre elas as maiores e mais tradicionais, correspondendo a cerca de 40% dos trabalhadores do Centro Paula Souza. A expectativa é que o movimento se espalhe rapidamente pelas demais. Em toda a história do Sindicato, este é o início de greve com maior adesão da categoria.

à€s 14 horas, um ato público em frente à s Secretarias de Gestão e de Desenvolvimento, com representações de várias regiões, lançou a greve. Uma comissão de oito representantes foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Garcia. Ele repetiu o que já havia sido divulgado pela Superintendência do Ceeteps, de que o governo está se empenhando para enviar o projeto de lei com a carreira para a Assembleia Legislativa (Alesp) até o dia 28/2 (sexta-feira de Carnaval!!). Assim, segundo o secretário, os deputados teriam cerca de 30 dias para discuti-lo e aprová-lo antes de 5/4, data limite para votação, por conta do ano eleitoral.

Garcia ouviu duras críticas dos presentes, desde a quebra de compromisso do governo, que não honrou a promessa de aprovar o plano no ano passado, até as notícias de que itens importantes poderiam ser cortados.

O secretário revelou a existência de visões diferentes sobre o plano dentro do governo, com algumas secretarias questionando vários pontos do projeto inicial, negociado entre o Sindicato e o Ceeteps. A decisão final sobre estas divergências caberá à  Comissão de Política Salarial, composta pelas secretarias da Fazenda, Planejamento e Casa Civil, onde o plano está neste momento.

A presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, criticou a ausência de informações desde o final do ano passado. Queremos saber exatamente como está o plano para poder reivindicar melhorias, seja no âmbito do governo, seja na Assembleia Legislativa, disse.

A greve continua!

Diante da intransigência do governo, que insiste em tratar a carreira dos trabalhadores do Ceeteps de forma burocrática e morosa, o indicativo do ato público é pela continuidade e ampliação da greve.

Reunião do Comando Geral de Greve

Nesta terça-feira, 18/2, à s 14 horas, na sede do Sinteps (Praça Coronel Fernando Prestes, 74, SP, ao lado da estação Tiradentes do metrô), reúne-se pela primeira vez o Comando Geral de Greve (CGG). O Sinteps conclama todas as unidades em greve a enviarem um representante para participar do CGG. Na reunião, será atualizado o quadro de adesão e, também, definidas as próximas atividades da greve, tanto gerais quanto nas unidades.

Informação é tudo!

A informação precisa e minuciosa é fundamental para o sucesso da greve. Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a situação de sua unidade, com o máximo de dados possíveis (desde quando está parada, percentual de professores e de funcionários parados, atividades locais realizadas e até fotos, se houver).

Blog, Face, site

Além do site do Sinteps (www.sinteps.org.br), contamos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/sindicatodostrabalhadores.sinteps) e um blog especial da greve (http://sinteps-blog-oficial-da-greve.webnode.com/). Fique atento à s informações do Sindicato.

Fotos do lançamento

Veja fotos do ato de lançamento da greve no site (www.sinteps.org.br), na seção de Fotos.