face twitter youtube instagram

Comunicado Sinteps na GREVE nº 1 - 17/2/2014

A greve já começou! Cuidado com a guerra dos números!

Quem participou da greve de 2011 deve se lembrar muito bem da guerra de números declarada pela Superintendência do Ceeteps em seus comunicados. Sempre diziam que quase não havia trabalhadores em greve. Certamente, a realidade dos atos, passeatas, atividades  e resultados da greve mostrou que os comunicados da Superintendência eram tendenciosos.

Com vistas à  greve de 2014, a Superintendência já solicitou aos diretores de unidades a informação do número de trabalhadores parados em cada unidade.

Assim, é de fundamental importância para o movimento que os trabalhadores em greve também mantenham o Sindicato informado dos números dos trabalhadores que estão paralisados na respectiva unidade.

Passada a deflagração da greve, o quadro do Sindicato falará em porcentagem de trabalhadores em greve e dará a data de adesão das unidades à  greve. Estas informações deverão ser enviadas ao Sindicato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pela pessoa que ficar encarregada pelos trabalhadores da unidade por passá-las.

Assim, de forma transparente e organizada, vamos mantendo os grevistas informados e prontos para responder aos comunicados do empregador, que, durante a greve, costumam ser o instrumento de tentativa de desmobilização.

O site do Sinteps (www.sinteps.org.br) e o blog da greve (que será lançado em breve) são os únicos canais oficiais de informação dos trabalhadores. Não se deixe enganar por boatos e manobras, seja do empregador, seja de grupos interessados em desunir os trabalhadores.

Todos os materiais que o Sinteps divulga ficam disponíveis no site e/ou no blog. Ou seja, em caso de dúvida sobre a origem do material, o trabalhador deve consultar o site e blog e ver se o comunicado/boletim/carta/cartaz etc estão disponíveis lá. Se não estiverem, o trabalhador deve escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e, se possível, anexar o pretenso material, para que o Sindicato investigue sua origem e alerte o restante da categoria.

Comunicado Sinteps na GREVE nº 2 - 17/2/2014

Procedimentos adotados pelo Sinteps para a legalidade da greve

1) Durante todo o ano de 2013, o Sinteps buscou a solução amigável, cobrando dos à³rgãos competentes o envio do nosso projeto de carreira, discutido e aprovado pelos trabalhadores, para a Assembleia Legislativa e consequente aprovação;

2) Tivemos todo o cuidado em documentar as reuniões, que aconteceram, em sua maioria, em atividades de paralisação, com atos públicos e comissão de trabalhadores presentes à s reuniões;

3) Convocamos as assembleias setoriais. Os membros da Diretoria Executiva e da Diretoria Regional fizeram e documentaram inúmeras assembleias onde não havia Diretor de Base. Estes, por sua vez, realizaram e documentaram as assembleias setoriais dos trabalhadores no âmbito de sua representação (na sua unidade), tendo como ponto específico de pauta a GREVE GERAL DA CATEGORIA COM INÍCIO EM 17 DE FEVEREIRO;

4) Mesmo não havendo atividades essenciais na área de educação, orientamos o pessoal das unidades agrícolas à  manutenção da vida das plantações e dos animais;

5) Comunicamos  com o mínimo 72 horas de antecedência ao início da greve a decisão das assembleias setoriais ao CEETEPS, ESCLARECENDO QUE A GREVE É PELA APROVAÇÃO DA NOSSA CARREIRA, SEM A RETIRADA DE DIREITOS;

6) Divulgamos para a  imprensa comunicado dirigido à  sociedade, informando o início da greve e as reivindicações da categoria, bem como fizemos esta divulgação no site do Sindicato e nas redes sociais para nossos alunos.

Assim, a greve que se inicia nesta segunda-feira, 17/2/2014, está amparada de toda a legitimidade que a categoria merece.

Comunicado Sinteps na GREVE nº 3 - 17/2/2014

Cuidado com a contrainformação:

CP pode fazer greve, sim!

Como o Sinteps já alertou, com o início da greve começa também uma guerra de informações, muitas delas distorcidas, com o objetivo de confundir e pressionar os trabalhadores.

O Sindicato foi informado de que está circulando um e-mail em algumas unidades, afirmando que os coordenadores de curso não poderiam entrar em greve, pois desempenham função essencial. O e-mail faz uma interpretação capciosa e oportunista da lei, inclusive determinando quem pode e quem não pode fazer greve. Só podem fazer, segundo o e-mail, professores e funcionários que não são considerados serviços essenciais. Por outro lado, não podem: Diretor, Vice-Diretor, ATA acadêmico, Coordenador de Curso e Estágio, Secretária Acadêmica, Secretária de Coordenação, Diretor de Serviços, Diretor Financeiro, Estagiários, Monitores, Alunos e Prestadores de serviços terceirizados.

A lei é clara

A Lei nº 7.783, de 28/6/1989, que dispõe sobre o exercício do direito de greve, em seu artigo 10 determina exatamente quais são os serviços ou atividades essenciais:

Art. 10 - São considerados serviços ou atividades essenciais:

I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;

II - assistência médica e hospitalar;

III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;

IV - funerários;

V - transporte coletivo;

VI - captação e tratamento de esgoto e lixo.

Ou seja, NÃO há atividades essenciais na área de educação. Porém, utilizando o bom senso, a orientação do Sindicato ao pessoal das unidades agrícolas é que seja garantida a manutenção da vida das plantações e dos animais.

Naturalmente, o rol de cargos que o e-mail proíbe de fazer greve - que chega ao ridículo de listar os alunos - não se encaixa em absoluto nas situações previstas pela lei.

A GREVE É UM DIREITO DOS TRABALHADORES, INCLUSIVE GARANTIDO PELA LEI! NÃO SE DEIXE INTIMIDAR!