4/12/2013

Passadas as atividades do dia 26/11 - atos públicos na frente da administração do Centro e da Secretaria de Gestão, seguidos de reunião com o secretário Davi Zaia - houve poucas novidades em relação ao projeto de carreira dos trabalhadores do Centro.

Na reunião com Zaia, a informação era de que o projeto ainda se encontrava na Gestão, já tendo recebido as respostas da superintendência do Centro aos questionamentos da pasta. Segundo o secretário, o parecer da Gestão deveria estar pronto até a sexta-feira, dia 29/11, dali seguindo para a secretaria da Casa Civil, último passo antes de chegar no governador.

Até o fechamento deste boletim, no dia 4/12, no entanto, ainda é uma incógnita o exato logal onde se encontra o projeto.

Novela misteriosa

Logo após as atividades do dia 26/11, diretores de base, regionais e da Executiva do Sinteps foram seguidas vezes à  Assembleia Legislativa (Alesp), com o objetivo de pressionar os deputados a cobrarem agilidade do governo na tramitação do projeto. No dia 28, os diretores concentraram-se no gabinete do líder do governo na Alesp, deputado Barros Munhoz. Foram recebidos pelo chefe de gabinete Marcos Renato Böttcherttcher, que ligou na Secretaria de Gestão, sendo informado que o projeto teria sido encaminhado à  Secretaria de Planejamento. Na sequência, Böttcherttcher telefonou ao Planejamento, mas ninguém soube informar com certeza se o projeto estaria ali, mas apenas que havia sido realizada uma reunião sobre o assunto.

Ainda no dia 28, os representantes do Sinteps conversaram com a liderança do PT na Alesp e com a deputada Leci Brandão, do PCdoB, e ambos comprometeram-se a  apoiar os trabalhadores quando o plano chegar à  Alesp.

Na terça feira, 03/12, em nova conversa com o assessor do deputado Barros Munhoz, os diretores do Sinteps foram informados que o projeto não havia chegado ainda à  Casa Civil, último estágio antes do governador, o que nos leva a crer que o secretário da Gestão, Davi Zaia, não encaminhou o projeto no dia 29, conforme havia se comprometido. Segundo o assessor, o deputado Munhoz havia conversado com o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Garcia, mas ele ainda não sabia o teor da conversa.

Diante deste rol de incertezas, os diretores do Sinteps solicitaram ao deputado Munhoz que faça a intermediação no sentido de marcar uma reunião entre o Sindicato e a Casa Civil. O objetivo é saber exatamente a posição do projeto e, também, conhecer os possíveis cortes que tenham sido feitos na proposta acordada entre o Centro e o Sinteps.

Ainda no dia 3, os representantes sindicais encontraram o deputado Carlos Gianazzi, do PSOL, que fez uso da palavra no ˜Pequeno Expediente™ em defesa dos nossos interesses, ou seja, no pedido de encaminhamento do projeto  pelo governador à  Alesp, em regime de urgência urgentíssima. Todos os deputados que falaram no ˜Pequeno Expediente™ elogiaram o trabalho que realizamos nas ETECs e FATECs e se comprometeram a aprovar nosso projeto, assim que ele chegue à  Alesp.

Saindo do ˜Pequeno Expediente™, os diretores sindicais foram para a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, que estava recebendo, naquele momento, o secretário de Planejamento, Julio Semeghini.

A pedido do Sinteps, o deputado Hamilton Pereira (PT) questionou o secretário sobre o nosso plano de carreira e leu um documento assinado pela Diretoria Executiva, Diretoria Regional e Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sindicato, reivindicando o envio do projeto à  Alesp com urgência urgentíssima. Semeghini usou a palavra para reconhecer o excelente trabalho dos profissionais das ETECs e FATECs e relembrou o compromisso do governo na revisão do plano quando ele era o secretário de Gestão (greve de 2011). Reconheceu que, se não houver a recomposição salarial com o novo plano de carreiras, teremos muita dificuldade na contratação de profissionais para o Ceeteps e disse que as negociações em nível de governo estão finalizadas, com destinação orçamentária para implantação do plano no início de 2014.

Semeghini disse ainda que o projeto, já com todas as discussões, estava com o secretário Rodrigo Garcia (Desenvolvimento) e que faria pessoalmente uma conversa com ele para nos informar do encaminhamento do projeto à  Alesp.

A mesma cobrança foi feita ao deputado Mauro Bragato, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Alesp, que reafirmou as palavras do secretário e também se comprometeu a conversar com Rodrigo Garcia. Na opinião de Bragato, se nosso projeto for enviado logo à  Alesp, ainda há tempo de ser votado neste ano.

Enfim...

Ou seja, parece que está tudo certo, porém, a realidade é que estão enrolando. Um joga para outro, que joga para o outro... Neste meio tempo, só quem perde, mais uma vez, somos nós, os trabalhadores do Ceeteps, que temos nosso trabalho de excelência reconhecido, mas, o salário ÓOOOOOOooooooo.

Mobilização

Os diretores do Sinteps vão continuar mantendo contato com os deputados e secretários e novas atividades de mobilização podem ser convocadas a qualquer momento. As possibilidades de negociação e melhora no conteúdo do projeto ainda existem. Na Assembleia Legislativa, podemos cobrar melhorias e a revogação de possíveis vetos do governador a pontos do projeto original.

Fique atento as convocações por parte do Sindicato.