16/9/2013

Reunido no dia 12/9, o Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps fez uma avaliação do ato público e da paralisação em 30/8. Foi consenso geral que a atividade constituiu-se num grande sucesso, com cerca de 50 unidades paralisadas e um belo ato em frente à  sede do Centro. Além do ato centralizado na capital, várias unidades realizaram manifestações locais.

Durante a reunião do CDB, foi dado o informe de que a superintendência do Centro fechou sua proposta e já a enviou à s secretarias de Gestão e de Desenvolvimento. A superintendência manteve todos os pontos que havia negociado com o Sindicato durante as reuniões. Também inseriu alguns novos, como o percentual adicional de 10% nas tabelas salariais.

Leia com atenção o projeto. Se desejar, envie e-mail com suas dúvidas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Com base nas perguntas enviadas, o Sindicato vai montar um Dúvidas frequentes sobre a carreira para pôr no site da entidade.

. Clique aqui para baixar o projeto de carreira do Centro Paula Souza

[wpfilebase tag=file id=421 tpl=simple /]

. Clique aqui para baixar o novo boletim do Sinteps, com detalhes sobre o dia 2/10 e o projeto do Centro

[wpfilebase tag=file id=419 tpl=simple /]

. Clique aqui para baixar a análise do Sinteps sobre o projeto do Centro

[wpfilebase tag=file id=418 tpl=simple /]

. Clique aqui para visualizar o cartaz de convocação do ato de 2/10

[wpfilebase tag=file id=420 tpl=simple /]

Novo ato e paralisação

O CDB indica à  categoria a necessidade de manter e ampliar a mobilização para forçar a tramitação do plano, de modo a que seja aprovado pela Assembleia Legislativa ainda neste ano. A mobilização também é fundamental para que o Sindicato consiga realizar reunião com as secretarias de Gestão e de Desenvolvimento (já solicitada), para apresentar os pontos que a categoria quer ver incluídos no projeto (veja a seguir).

A proposta é realizarmos um novo dia de paralisação e ato público, para pressionar o governo. A data é 2 de outubro. Vamos nos concentrar no vão livre do MASP (na Avenida Paulista) e sair em passeata até a Secretaria de Desenvolvimento. Se, eventualmente, o projeto já tiver seguido para a Assembleia Legislativa, mudaremos a rota para lá.

Queremos mais melhorias

Após a divulgação da proposta do Centro para a carreira, a diretoria do Sinteps conseguiu realizar várias negociações. Parte das reivindicações de melhoria apresentadas pelo Sindicato  - que foram organizadas a partir de avaliações da direção e sugestões enviadas pela categoria -  foi atendida pelo Centro.  Mas itens importantes não foram contemplados na proposta. São eles:

-Fim da avaliação de desempenho:que os trabalhadores progridam apenas como fruto do tempo de carreira e das titulações alcançadas.

- Política salarial: queremos que conste no plano que os salários dos trabalhadores do Centro serão corrigidos anualmente pelos índices do Cruesp, ou seja, os mesmos concedidos nas universidades estaduais paulistas. A lei nos garante isso, mas o Centro e o governo não a cumprem.

- Jornada: Para que possam desenvolver o trabalho com tranquilidade e qualidade, os professores não podem ser contratados por hora aula. É preciso instituir no plano as jornadas de 10, 20, 30 e 40h.

- Hora aula: O projeto apresentado pelo Centro, em seu artigo 25, estabelece que a duração e o valor da hora aula serão equivalentes a 60 minutos, incluindo o tempo destinado aos intervalos de aulas, e será regulamentado pelo Conselho Deliberativo do Centro. Temos que estar atentos para que isso não signifique aumento de jornada sem aumento de salário.

Monte suas caravanas  para 2/10

A hora é de mobilização. Organize a caravana em sua unidade e participe do ato público em São Paulo, no dia 2/10.

Envie a posição da sua unidade a respeito da participação na paralisação e no ato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Isso é importante para que o Sinteps dimensione a preparação da atividade. Ao enviar as informações, escreva:

a) Se a unidade irá paralisar;

b) Em caso positivo, qual é a previsão de índice de paralisação;

c) Se os trabalhadores irão ao ato e, em caso positivo, em qual número;

d) Nome da unidade e responsável pelas informações (diretor de base ou voluntário).

Para acertos sobre o transporte, escreva para Érica, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O fone do Sindicato é 11-3313.1528.

Convoque o ato e a paralisação nas redes

Vamos ampliar a convocação da paralisação e do ato de 2/10. Divulgue a informação nas redes sociais das quais participa, nas suas listas de e-mails etc. Sugestão de teor:

Trabalhadores das ETECs e FATECs querem carreira digna, já! Vamos preparar novo ato e paralisação para 2/10/2013. Saiba tudo em www.sinteps.org.br