30/8/2013

Esta sexta-feira, 30/8, foi de mobilização e de luta no Centro Paula Souza. Atendendo ao chamado do Sinteps, em torno de 50 unidades paralisaram as atividades, o que corresponde a, aproximadamente, 40% dos trabalhadores em todo o estado.

Caravanas de várias regiões, com cerca de 300 trabalhadores, compareceram ao ato realizado em frente ao Ceeteps, no centro de São Paulo. O objetivo central da mobilização foi pressionar a Superintendência do Centro e o governo a promoverem mais melhorias no projeto de carreira que está em tramitação e, também, aprová-lo ainda este ano. Além do ato centralizado na capital, várias unidades realizaram manifestações locais.

Após a divulgação da proposta do Centro para o plano de carreira, a diretoria do Sinteps conseguiu realizar várias negociações. Parte das reivindicações de melhoria apresentadas pelo Sindicato  - que foram organizadas a partir de avaliações da direção e sugestões enviadas pela categoria -  foi atendida pelo Centro.

Mas itens importantes não foram contemplados na proposta. Na reunião do Conselho de Diretores de Base (CDB), realizada pouco antes do ato público, na sede do Sinteps, foram reforçados os quatro pontos que o Sindicato deve continuar reivindicando que sejam contemplados no plano. São eles:

-Fim da avaliação de desempenho: que os trabalhadores progridam apenas como fruto do tempo de carreira e das titulações alcançadas.

- Política salarial: queremos que conste no plano que os salários dos trabalhadores doCentro serão corrigidos anualmente pelos índices do Cruesp, ou seja, os mesmos concedidos nas universidades estaduais paulistas. A lei nos garante isso, mas o Centro e o governo não a cumprem.

- Jornada de trabalho: Para que possam desenvolver seu trabalho com tranquilidade e qualidade, os professores não podem ser contratados por hora aula. É preciso instituir no plano as jornadas de 10, 20, 30 e 40h.

- Hora aula: O projeto apresentado pelo Centro, em seu artigo 25, estabelece que a duração e o valor da hora aula serão equivalentes a 60 minutos, incluindo o tempo destinado aos intervalos de aulas, e será regulamentado pelo Conselho Deliberativo do Centro. Temos que estar atentos para que isso não signifique aumento de jornada sem aumento de salário.

O que já foi conquistado

A seguir, confira no quadro um comparativo entre os principais pontos reivindicados e como está a situação após as negociações realizadas:

REIVINDICAÇÕS prioritárias DA CARREIRA

RESULTADO (após as negociações)

Jornada para docentesNão. Continua hora aula
Evolução horizontal e vertical sem avaliação de desempenhoSim, mas com avaliações de desempenho.
1/3 hora atividade para docentes de ETEC (lei do Piso Nacional) já30% de hora atividade a partir de janeiro de 2015
Enquadramento levando em conta tempo de serviço e titulaçãoSim para todos.

Política Salarial do CRUESPNão. Sem estabelecimento de Política Salarial
Três níveis para todas as carreirasSim para todos.
Recuperação das Perdas Históricas

Nível Fundamental R$ 1.312,54

Nível Médio R$ 1.932,22

Nível Técnico R$ 2.357,13

Nível Superior R$ 3.839,54

P1 R$ 30,00 a hora aula

PS1 R$ 36,46 a hora aula

Não.

Nível Fundamental R$ 917,44

Nível Médio R$ 1.187,12

Nível Técnico R$ 2. 268,40 (Auxiliar De Docente)

Nível Superior R$ 2.228,07; R$ 2.973,30 e

P1 R$ 16,29  a hora aula

PS1 R$ 27,99 a hora aula

Obs: As tabelas serão corrigidas em 10% (para mais), segundo informações da superintendente na reunião de 8/8.

. Clique aqui para conferir, ponto a ponto, como estão os principais itens da proposta do Centro.

[wpfilebase tag=file id=414 tpl=simple /]

. Clique aqui para conferir as tabelas apresentadas pelo Centro até o momento.

[wpfilebase tag=file id=413 tpl=simple /]

Próximos passos

Segundo informações recebidas pelo Sindicato, a Superintendência deve encaminhar seu projeto de carreira ao governo no início desta semana (2/9). No âmbito do governo, ela deverá tramitar nas secretarias envolvidas e, depois disso, seguir para aprovação na Assembleia Legislativa.

Vamos pressionar as secretarias para que incluam os pontos considerados importantes (citados acima), sem perder o que já foi conquistado, e também para que o projeto seja aprovado ainda neste ano. Caso contrário, considerando que 2014 é ano eleitoral, teríamos que esperar 2015.

Fique atento à s convocações do Sinteps para novas atividades de mobilização.

É HORA DE LUTA PELA CARREIRA! É HORA DE MOBILIZAÇÃO!

30 de agosto foi dia nacional de luta

30/8 foi, também, Dia Nacional de Paralisação, convocado pelas centrais sindicais com um conjunto de reivindicações (melhorias e mais recursos para os transportes públicos, 10% do PIB para a educação pública, 10% do orçamento para a saúde pública, fim dos leilões das reservas de petróleo, fim do fator previdenciário e aumento do valor das aposentadorias, redução da jornada de trabalho, contra o PL 4.330 - que amplia as terceirizações, reforma agrária, salário igual para trabalho igual, entre outras).

Após o ato realizado em frente ao Ceeteps, os trabalhadores do Centro seguiram em passeata até a Avenida Paulista, juntando-se ao ato das centrais. Os professores da rede estadual e da rede municipal de São Paulo compareceram em peso à  manifestação.

Na seção de fotos do site, confira os melhores momentos do ato realizado em São Paulo e, também, de algumas manifestações locais.

Se houve atividades em sua unidade mande para colocarmos no site (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).