O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza - Sinteps vem a público manifestar sua solidariedade aos professores e estudantes da ETEC Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, ao mesmo tempo em que repudia e cobra ações contra a conduta autoritária de políticos ligados à  Prefeitura e à  Câmara de Vereadores do município.

Em vez de diálogo e zelo pelos interesses da comunidade, estes políticos vêm conferindo aos professores e estudantes da escola uma escalada de perseguições, de ameaças de processos e de retaliação política. Agem como se a cidade fosse o quintal de seus interesses particulares, não aceitam críticas e a elas respondem com truculência.

Conforme apurado pelo Sindicato, a raiz desta situação remonta ao período eleitoral de 2012, quando os candidatos foram convidados a participar de sabatinas com a comunidade escolar. O então prefeito e candidato à  reeleição, Sr. João Fattori (PSDB), mostrando despreparo para a convivência democrática, não aceitou ser questionado por alunos presentes ao evento, que lhe fizeram perguntas a respeito das denúncias sobre possíveis atos de corrupção que vinham sendo divulgados pela imprensa local. Em vez de respostas, Fattori optou pela tentativa de intimidar os estudantes, ameaçando processá-los, mesmo sabendo tratar-se de jovens do Ensino Médio, ou seja, menores de idade.

Após reeleito, este senhor passou a perseguir a ETEC das mais variadas e abomináveis formas, inclusive deixando de cumprir compromissos que havia assumido no período eleitoral. Por sua ação direta, ao final de 2012 a ETEC perdeu 160 vagas no ensino técnico, num lamentável prejuízo a toda a cidade.

Em junho, quando estouraram as manifestações por todo o Brasil, em Itatiba se organizou um movimento do qual participam muitos alunos e professores da ETEC, basicamente cobrando esclarecimentos sobre as graves denúncias que cercam a prefeitura: desvio de verba da merenda escolar, favorecimento de empresas na questão do transporte público e coleta de lixo, entre outras. Inicialmente, o movimento se organizou em torno à  pauta de constituição de uma comissão municipal de mobilidade urbana, além de instalação de CPI´s para investigar as denúncias.

Diante da negativa da Câmara Municipal a todos os requerimentos apresentados, teve início uma grande queda de braço entre vereadores da base governista e manifestantes. Na tentativa de calá-los e impedir a participação da população, o presidente da Câmara, Vitório Massaru Bando (DEM), simplesmente mudou o horário das sessões das 18h para as 15h. Como nem essa manobra tenha dado resultado, pois os manifestantes continuaram comparecendo à s sessões, uma nova reunião extraordinária foi convocada para 2/8, à s 13h. Para surpresa da bancada governista, novamente os manifestantes de todos os setores da sociedade fizeram-se presentes. A reação destes senhores foi trazer guardas municipais à  Câmara, instando-os a utilizarem gás de pimenta e a agredirem os presentes, culminando com a detenção de um professor.

Neste momento, o prefeito e seus vereadores tentam minar o movimento, espalhando mentiras e fazendo ameaças contra os manifestantes, especialmente contra a comunidade da ETEC Rosa Perrone Scavone.

O Sinteps repudia estes fatos e pede imediatas providências por parte do governo paulista, uma vez que o prefeito de Itatiba e os vereadores que o apoiam são ligados ao PSDB, o mesmo partido que não se cansa de utilizar as ETECs e FATECs como vitrines eleitorais de seu governo.

A comunidade da ETEC Rosa Perrone Scavone exige o fim das perseguições, das ameaças e de todas as formas de autoritarismo!

São Paulo, 21 de agosto de 2013.

Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps).

C/C para:

Geraldo Alckmin - Governador do Estado de São Paulo