16/8/2013

Os trabalhadores do Centro devem se mobilizar para garantir que o projeto da carreira seja aprovado ainda este ano. Esta foi a principal deliberação da reunião do Conselho de Diretores de Base (CDB), Diretoria Regional e Diretoria Executiva do Sinteps, realizada nesta quinta-feira, dia 15/8. A indicação à  categoria é de realizar um ato público no dia 30/8, data limite estabelecida pela própria Superintendência para fechamento da proposta do Centro e envio ao governo. Depois disso, o plano deverá tramitar entre as secretarias envolvidas e, por fim, ser enviado à  Assembleia Legislativa para aprovação na forma de lei.

A data de 30/8 coincide, também, com o Dia Nacional de Paralisação, convocado pelas centrais sindicais com um conjunto de reivindicações (melhorias e mais recursos para os transportes públicos, 10% do PIB para a educação pública, 10% do orçamento para a saúde pública, fim dos leilões das reservas de petróleo, fim do fator previdenciário e aumento do valor das aposentadorias, redução da jornada de trabalho, contra o PL 4.330 - que amplia as terceirizações, reforma agrária, salário igual para trabalho igual, entre outras).

O ato dos trabalhadores do Centro terá como pauta específica a cobrança de tramitação rápida para o plano de carreira. A atividade está prevista para as 14h, em frente à  administração do Centro Paula Souza (Rua dos Andradas, nº 140, centro). O indicativo do CDB é de paralisação neste dia.

Como está a proposta do Centro

Após a divulgação da proposta do Centro para o plano de carreira dos trabalhadores da instituição, a diretoria do Sinteps conseguiu realizar várias negociações. Elas envolveram o setor de RH do Ceeteps e, por fim, no dia 8/8, diretamente a superintendente, professora Laura Laganá.

A maior parte das reivindicações de melhoria apresentadas pelo Sindicato foi atendida pelo Centro. Essas reivindicações foram organizadas a partir de avaliações da direção e sugestões enviadas pela categoria.

Isso não significa que o plano esteja 100% de acordo com os anseios dos trabalhadores. Provavelmente, uma mobilização mais significativa da categoria no processo de negociação poderia ter arrancado mais. Questões importantes  - como a definição de uma política salarial (queremos a do Cruesp), a instituição de regime de jornada docente, o fim da avaliação de desempenho e a reposição das perdas salariais históricas da categoria -  não foram contempladas e continuarão sendo bandeiras de luta da categoria. A avaliação do CDB, no entanto, é que a proposta do Centro é aceitável e, como produto das negociações, avançou bastante.

No caso das tabelas, por exemplo, o compromisso da professora Laura é aumentar em 10% os valores já apresentados e inserir três níveis na carreira de todos os segmentos.

Clique abaixo para conferir, ponto a ponto, como ficaram os principais itens da proposta do Centro.

[wpfilebase tag=file id=405 tpl=simple /]

Clique abaixo para conferir as tabelas apresentadas pelo Centro até o momento.

[wpfilebase tag=file id=406 tpl=simple /]

Sem pressão, tramitação pode emperrar

O fato de termos uma proposta por parte do Centro que a categoria avalia como interessante não é garantia de nada. A proposta terá que ser aprovada no âmbito do governo, que tem a prerrogativa de mexer no que quiser. Além disso, mesmo que a proposta permaneça intacta, nada garante que será aprovada ainda neste ano. Por isso, é fundamental a pressão da categoria. O ato e a paralisação no dia 30/8 são os primeiros passos.

Nossa pressão é para que seja cumprido o seguinte cronograma:

1) Formatação da proposta final pela Superintendência e encaminhamento à s secretarias envolvidas até 30 de agosto (compromisso da superintendente)

2) Envio de projeto de lei para votação na Assembleia Legislativa até início de outubro. A Superintendência acredita que a votação aconteça ainda em 2013, para implantação em 2014.

Monte suas caravanas

A hora é de mobilização. Organize a caravana em sua unidade e participe do ato público em São Paulo, no dia 30/8.

A data para envio da posição das unidades a respeito da participação na paralisação e no ato é 27/8/2013, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Isso é importante para que o Sinteps dimensione a preparação da atividade.

Para acertos práticos sobre o transporte, escreva para Érica, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..