16/5/2013

O Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps reuniu-se nesta quarta-feira, dia 15/5, para avaliar o andamento das negociações sobre a nova carreira com o Centro Paula Souza e apontar encaminhamentos para a campanha salarial 2013.

Conforme divulgado no site da entidade, foram realizadas duas reuniões, nos dias 8 e 9/5, entre diretores do Sindicato e representantes do Centro. O objetivo destas duas primeiras reuniões foi avaliar, item a item, o projeto de carreira já apresentado pelo Ceeteps (elaborado pela Fundação Instituto de Administração - FIA, à³rgão contratado pelo Centro para desenvolver o plano) e a proposta enviada pelo Sinteps (construída a partir das sugestões da categoria). Naquelas duas primeiras reuniões, não havia sido apresentada nenhuma tabela salarial.

No dia 13, o Centro encaminhou ao Sinteps algumas tabelas preliminares, contendo possibilidades de valores. Foram apresentados quatro cenários econômicos, com seus respectivos impactos financeiros. Os diretores do Sinteps aglutinaram as propostas numa tabela única (confira na matéria intitulada Nova carreira: Centro apresenta estudos preliminares com valores salariais). Ela mostra o que a categoria reivindica (e que consta no projeto do Sinteps para a carreira), como é a situação atual e os 4 cenários possíveis que o Centro estuda (A, B, C e D).

As reuniões entre as partes vão continuar. A próxima está marcada para terça-feira, dia 21/5. Após o término das reuniões, previsto para início de junho, o Centro vai definir qual proposta encaminhará ao governo. No âmbito do governo, a proposta passará por várias instâncias, até chegar à  Assembleia Legislativa para votação.

Avaliação do CDB e encaminhamentos: Mobilização é fundamental

Os Diretores de Base presentes na reunião do dia 15/5 avaliaram que os valores em estudo pelo Centro para as tabelas da nova carreira ainda estão aquém do reivindicado pela categoria e, por isso, será necessário manter a pressão para melhorá-los.

Não resta dúvida de que a realização destas reuniões, entre Sinteps e Centro, é resultado, em boa medida, da pressão da categoria, especialmente com a realização do ato público e das manifestações e paralisações no dia 19 de abril. Porém, para que as negociações evoluam positivamente para os trabalhadores, é importante ampliarmos a nossa mobilização, para que a melhor alternativa seja adotada na nova carreira.

O quadro de realização de assembleias setoriais (que pode ser conferido no link Data-base, em Data-base 2013), mostra que ainda é pequeno o número de trabalhadores mobilizados. Essa avaliação levou à  desmarcação do novo ato, previsto para o dia 15/5. Mas é importante que os trabalhadores estejam alertas e mobilizados para a convocação de novas atividades, especialmente quando as negociações em torno da nova carreira estiverem sendo concluídas.

A categoria vai decidir

O objetivo destas reuniões entre Sinteps e Centro é constituir uma proposta única de carreira, de modo a facilitar sua tramitação nos vários à³rgãos do governo, antes que chegue à  Assembleia Legislativa.

Se for possível construir uma proposta única, caberá aos trabalhadores avaliarem se ela é aceitável ou não. O Sinteps fará uma ampla divulgação da proposta e abrirá um período de tempo para que os trabalhadores se posicionem. Se a proposta for considerada aceitável, será enviada ao governo. Se for considerada inaceitável, seguirão para o governo as duas propostas (a do Centro e a do Sinteps).

Plano de saúde

A carreira é um dos pontos centrais nesta data-base, mas não é o único. Temos a revindicação de reajuste e reposição de perdas (o governo limitou-se a nos oferecer 8,1%, a partir de agosto), o plano de saúde, entre outros.

No caso do plano de saúde, as negociações estão evoluindo positivamente. Segundo afirma a Superintendência do Centro, há sinal verde do governo para que seja implantado um Plano de Assistência Médica institucional, no esquema de co-participação: a princípio, fala-se em 70% pagos pelo Centro e 30% pelo usuário. A adesão seria opcional. Uma grande vantagem para os trabalhadores é que, com a existência de um plano institucional, estaria resolvido o problema da aceitação de atestados médicos.

O Centro está fazendo uma pesquisa em seu site, com o objetivo de colher subsídios para consolidar o plano. O Sinteps orienta aos trabalhadores a participarem da pesquisa, pois isso vai agilizar a implantação do plano. Até o dia 24/5, o trabalhador deve entrar no link www.centropaulasouza.sp.gov.br/crh/planosaude e preencher os dados solicitados.