Tem reajuste para os policiais, tem reajuste nas universidades. E o conjunto do funcionalismo, como fica? Chega de descaso: Sinteps indica um dia de greve em 13/6

Na noite de 23/5, a Assembleia Legislativa de SP aprovou o projeto de lei 75/2023, de autoria do governador Tarcísio de Freitas, que concede reajustes salariais às polícias, variando de 13 a 34%. Ficaram de fora os agentes penitenciários e os trabalhadores da Fundação Casa, estes últimos em greve há três semanas.

Na semana passada, no dia 18/5, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) negociou com os sindicatos de docentes e funcionários a concessão de um reajuste de 10,51%, válido a partir de 1º/maio.

E as demais categorias do funcionalismo paulista, como é o caso dos trabalhadores do Centro Paula Souza, como ficam? Não sofrem com a inflação? Não atendem a contento a sociedade?

Reunião, já!

No dia 17/5, diretores do Sinteps abordaram o secretário de C&T, Prof. Vahan Agopyan, na Assembleia Legislativa (Alesp), aproveitando sua presença numa atividade convocada por uma das comissões. Eles cobraram o agendamento de uma reunião com o Sindicato, para discutir a pauta da categoria, as perspectivas da revisão da carreira, o pagamento do bônus.

Em resposta, o secretário disse que o agendamento “depende da professora Laura”, superintendente do Centro.

O Sinteps enviou ofício à superintendência do Centro, perguntando qual é a dificuldade em agendar a reunião, uma vez que o secretário diz publicamente estar disposto.

13/6: Um dia de greve pelo reajuste, revisão da carreira e bônus

Conforme deliberação de seu Conselho Diretor (CD), que agrupa todas as instâncias de direção da entidade, o Sinteps indica a realização de um novo dia de greve (após a bem-sucedida adesão à greve nacional da educação, em 26/4), desta vez específico da nossa categoria. A proposta é parar por um dia, em 13 de junho, tendo como pauta: a revisão da carreira, o agendamento de negociações sobre o reajuste salarial e a divulgação da data de pagamento do Bônus Resultado.

No caso do bônus, a forte adesão à greve de 26/4 produziu um resultado imediato, que foi a publicação da comissão interna do Centro responsável pelo pagamento, um dos passos exigidos no processo. Mas precisamos da definição da data de pagamento, o quanto antes!

No caso da carreira, no âmbito da comissão que estuda a revisão, na qual o Sinteps tem dois representantes, já temos a apresentação das tabelas salariais propostas pelo Centro. Clique para conferir detalhes.

Também faremos um ato às 14h de 13/6

No dia da greve, faremos um ato público em frente à administração do Centro Paula Souza, em São Paulo (Rua dos Andradas, 140, Santa Ifigênia), a partir das 14h.

Comece a discutir em sua unidade

No site (www.sinteps.org.br), no item “Greve em 13/6/2023”, você encontra todos os subsídios (explicações sobre cada reivindicação, ata/lista de presença) para a preparação da greve do dia 13/6. As assembleias setoriais deverão ser realizadas até 7/6. Se não houver diretor do Sindicato na sua unidade, tome a tarefa para si, converse com os colegas sobre a importância do movimento e faça uma reunião. Sem luta, não tem conquista!