face twitter youtube instagram

Discuta na sua unidade e assine a moção derepúdio à  política de bônus

  

Os trabalhadores da ETEC Prof. Aprígio Gonzaga tomaram a iniciativa de elaborar uma moção de repúdio à  política de bônus do Ceeteps e do governo estadual. A ideia é que moção seja assinada por um bom número de unidades. O documento será entregue à  Superintendência do Ceeteps, por uma comissão, nesta sexta-feira, dia 5/4/2013, à s 14 horas.

Discuta o documento com os colegas e, se for consensual entre os trabalhadores, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando que sua unidade assina a moção. Isso deve ser feito até as 12 horas de sexta.

.................................................

[ddownload text=Clique aqui e baixe a Moção de repúdio a política de bônus do Ceeteps style=link]

....................................................................................

 

Moção de repúdio a política de bônus do Ceeteps. Por uma política salarial que valorize os trabalhadores e docentes! Não à  precarização dos serviços públicos!

É uma vergonha que o principal estado brasileiro trate os profissionais da educação e a escola pública com desrespeito. Todos os anos, em vez de investir na carreira, salários e benefícios para os trabalhadores docentes e administrativos o CEETEPS aposta na política de bonificação por resultados e, em todos os anos tenta achar os culpados pelo fracasso das escolas técnicas de São Paulo. Das 202 Etecs avaliadas apenas 91 atingiram a nota nos indicadores estabelecidos.

Não podia ser diferente, o governo Alckmin e sua equipe no Ceeteps apontam 48 escolas como não merecedoras do bônus por não atingirem indicadores que secundarizam as questões pedagógicas, que teoricamente seriam as mais importantes, e colocam como centro da avaliação escolar a estrutura e os benefícios que ela proporciona aos educandos. A opinião dos alunos, professores e funcionários sobre várias questões, entre elas a estrutura oferecida, o resultado não poderia ser diferente, em uma avaliação que não avalia o conhecimento adquirido pelos estudantes, mas sim utiliza um questionário que restringe as respostas e não serve para avaliar a capacidade pedagógica da unidade escolar, apenas coloca em questão a estrutura física.

E como está a estrutura de nossas Etecs? Como sabemos faltam livros nas bibliotecas, laboratórios adequados para todas as áreas, espaço físico das salas de aula incompatível com o número de alunos, muitos espaços carecem de reformas, falta de material, etc. Infelizmente, o resultado apresentado comprova a falência das Etecs em todo o estado com a política de expansão e pouco ou nada de investimento na estrutura física. E essa culpa não é nossa, não é de quem com todas as dificuldades e com salários rebaixados, faz das Etecs as melhores escolas públicas em todas as avaliações externas federais e estaduais. Sem contar que muitos alunos têm nossas escolas como única referência para o ingresso no mundo do trabalho e também para aquisição de conhecimentos.

Ignorando a opinião pública, o governo Alckmin e a gestão do Ceeteps insistem em expandir sem investir na estrutura e nos profissionais, por isso várias unidades não têm professores para todas as disciplinas, faltam profissionais para as bibliotecas, inspetores de alunos, etc. Os trabalhadores administrativos ganham um pouco mais de um salário mínimo e os professores ingressam com R$ 13,70 h/aula, enfrentam salas lotadas com 40 ou mais alunos, não têm assistência médica, não é permitido atestado de hospitais ou clínicas particulares e apenas uma parcela recebe o vale-refeição miserável.

Com toda essa situação que enfrentamos cotidianamente merecíamos não só o bônus, mas também salários dignos e melhores condições de trabalho. Não aceitamos os números apresentados pelo Ceeteps de que nossas escolas não atingiram índices de excelência. Quem deve com a falência das escolas técnicas são os verdadeiros responsáveis pelo desmonte da educação técnica estadual. Não aceitaremos essa enrolação! Bônus deve ser para todos! Abaixo a meritocracia que divide os trabalhadores!

Assinam as seguintes escolas:

- ETEC Prof. Aprígio Gonzaga

- ETEC Getúlio Vargas

- ETEC Arthur Alvin