O Bônus Resultado e o direito dos trabalhadores do Centro a um salário digno

7/3/2013

Todo começo de ano é assim: apertados pelas contas que se avolumam depois que o 13º salário já é uma mera lembrança, os trabalhadores do Centro começam a buscar informações sobre o pagamento do Bônus Resultado. O bônus é um item previsto em lei, a de nº 1.044/2008, que estabeleceu a carreira dos trabalhadores do Centro em vigor atualmente.

Seu pagamento é condicionado à  edição de um decreto por parte do governador do estado e, geralmente, costuma vir em março, por ser o prazo final para o fechamento contábil do ano anterior e pela necessidade de justificar o gasto constitucional de 30% de sua arrecadação com a manutenção e o desenvolvimento da educação.

Em reunião com o Sindicato, realizada no dia 6/3, a Superintendência garantiu que o pagamento deve ser feito até 28/3.

Teatro

Não por acaso, o governo arma um cenário ao redor do bônus. Ninguém sabe se vai receber ou não. Então, na véspera do pagamento, quando mais ninguém acredita que o governo vai pagar, surge um comunicado dizendo que o pagamento será realizado. Mas nem todos recebem, já que os critérios são estabelecidos pela meritocracia, ou seja, a política instituída pelo PSDB que garante benefícios somente para os que têm mérito.

Os critérios para a definição de quem tem mérito costumam ser extremamente injustos, pois a maioria não depende dos esforços dos trabalhadores e guarda relação com a infraestrutura, ou seja, é de responsabilidade do governo: laboratórios precários, bibliotecas mal equipadas, falta de funcionários e professores e vários outros, que contribuem diretamente para a evasão escolar. O resultado é que uma parcela significativa da categoria recebe pouco ou até nada de bônus.

O Sindicato considera a política do bônus absurda, totalmente divorciada de uma real valorização da categoria.

Bônus X salário

O trabalhador deve fazer um cálculo: pegue seu bônus e divida por treze (doze salários e um décimo terceiro). No final, vai perceber que era melhor ter um salário digno, que lhe garantisse o sustento da sua família; que era melhor não acumular tantas dívidas para quitar com o bônus; que era melhor ser respeitado diariamente, ao invés de iludido com uma bonificação que pode receber este ano, mas não é garantida para o ano que vem.

Por isso, independente do bônus, lutar para melhorar os salários e as condições de trabalho ainda é a melhor dica para os trabalhadores do Centro. Estamos em tempos de data-base, como mostram matérias nesta seção do site.

Informe-se! Mobilize-se!