Revisão da carreira: Comissão discute nomenclatura e abrangência das funções dos técnico-administrativos. Mande sua sugestão até 21/9

A comissão entre Sinteps e Centro Paula Souza (Ceeteps), que estuda a revisão da carreira dos trabalhadores do Centro, teve nova reunião em 14/9/2022. Desta vez, o tema central das discussões, relacionado aos/as funcionários/as técnico-administrativos/as, foi a amplitude que a função “Agente Técnico-Administrativo” tem na instituição e os prejuízos que isso acarreta.

Para entender melhor: antes da aprovação da carreira em vigor, em 2014, havia uma diversidade de nomes para as muitas funções desempenhadas pelos/as funcionários/as. A partir de 2014, “Agente Técnico-Administrativo” passou a ser um grande guarda-chuva, dificultando a definição clara das tarefas que podem ser cobradas de cada servidor/a, suas responsabilidades e direitos.

O Sinteps defende que o Centro siga o que prevê a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Clique aqui para acessar o site do Ministério do Trabalho que contém a CBO.

Na próxima reunião da comissão, marcada pra 22/9, os representantes do Sindicato - a presidente Silvia Elena de Lima e o vice-presidente Renato de Menezes Quintino – apresentarão um esboço sobre este ponto. Se você quer dar sua sugestão, com base em sua experiência própria ou na observação dos trabalhos da sua unidade, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 21/9.

A comissão também solicitou aos/às diretores/as de unidades (ETECs e FATECs) que apresentassem as necessidades de cada local, em termos quantitativos e tipos de funções. As respostas serão avaliadas pela comissão nas próximas reuniões.

O que está sendo discutido

Nas reuniões já realizadas, os representantes do Sindicato tiveram a oportunidade de expor com mais detalhes as propostas defendidas pela entidade, construídas durante o Congresso dos Trabalhadores do Centro, em 2017: a revisão das tabelas salariais, a valorização efetiva do pessoal administrativo, a instituição da jornada para os docentes, a progressão por antiguidade, a promoção direta na titulação sem interstício, a licença gestante de 180 dias para as celetistas, entre outros.

Categoria deve se preparar para a luta

A carreira atualmente em vigor no Centro, que abrange todos os trabalhadores da instituição, é fruto de uma grande luta da nossa categoria, organizada pelo Sindicato. Foram anos de mobilização, que culminaram na forte greve de 2014.

“Para termos novos avanços agora, com a revisão da carreira, também teremos que pressionar”, frisam Renato e Silvia. “Os trabalhadores do Centro devem ficar atentos aos informes e chamados do Sindicato.”

Live em 20/7 aprofundou debate

A live realizada pelo Sinteps em 20/7/2022, sobre a revisão da carreira, pode ser assistida na íntegra em https://youtu.be/0QghvK_NkN4. Você também pode conferir a matéria de cobertura da atividade, que traz um bom apanhado do que foi discutido (clique aqui).

Quer conhecer a proposta de carreira do Sinteps?

A proposta aprovada no VIII Congresso do Sinteps, em 2017, está no site, no item “Fique por dentro” – “Revisão da carreira”. As tabelas salariais reivindicadas – que acompanham os salários pagos na Unesp – foram atualizadas para 2022.