face twitter youtube instagram

Bônus Resultado: Centro responde ao recurso coletivo do Sinteps com argumentos técnicos e evasivos, mas sabemos que a decisão é política. Vamos pressionar

A superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, respondeu ao recurso coletivo apresentado pelo Conselho Diretor (CD) do Sinteps, que pede alterações nos valores do Bônus Resultado recebido em junho pelos trabalhadores do Centro.

No recurso, o Sindicato pede, em nome de toda a categoria, o recálculo do Bônus, a partir da exclusão de um dos indicadores – a taxa de concluintes, que tem peso de 40% e causou uma queda expressiva nos valores recebidos na ampla maioria das unidades. Como aponta o texto, a evasão não pode ser debitada na conta dos trabalhadores, ainda mais em tempos de pandemia.          

O recurso também pede anistia às faltas imputadas aos servidores que tiveram Covid-19, pois evidentemente não podem ser penalizados por contraírem a doença. Além disso, reivindica que os cálculos sejam feitos com base no salário atual, já acrescido com o reajuste de 10% pago em março/2022, de modo a diminuir a enorme perda de poder aquisitivo causada pela inflação.

Em sua resposta, a superintendente encaminha um parecer da Área de Avaliação Institucional (Informação01/2022- AAI), que procura explicar, com argumentos técnicos e pouco convincentes, que as reivindicações do recurso coletivo não podem ser aceitas. “Entendemos que a bonificação de resultados referente ao ano de 2021 teve os ajustes realizados, dentro do possível, a fim de mitigar os impactos da pandemia gerada pelo Covid-19”, justifica a professora Laura. “Ademais, o aumento do índice mensal da BR de 8,34% para 20%, autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo, sensível aos impactos gerados pela pandemia, possibilitou o pagamento da maior BR de todos os tempos”, prossegue. Quanto à possibilidade de atualização de 10% referente ao reajuste concedido em março/2022, também considerou inviável: “Cumpre-nos esclarecer que a BR leva em consideração o ano de 2021, razão pela qual os cálculos utilizam os proventos mensais do referido ano para seu cálculo.” 

Decisão é política e depende do governador

As explicações enviadas pela superintendente, longe de justificar os valores baixos e frustrantes recebidos por boa parte dos trabalhadores, apenas deixam claro que as decisões que levaram aos critérios estabelecidos foram políticas. Se não, como explicar o peso 40% dado à taxa de evasão escolar após dois anos de pandemia? 

A correção desta injustiça feita com a categoria, que se desdobrou exaustivamente para manter a instituição funcionando durante TODA a pandemia, com a qualidade que sempre a caracterizou, está nas mãos do governador Rodrigo Garcia. Ele pode, sim, rever critérios (ou encontrar outro caminho similar) e pagar as diferenças em nova parcela do Bônus aos trabalhadores do Centro Paula Souza.

É hora de mostrar que o “apreço” pelas ETECs e FATECs é real e não mero discurso eleitoral. 

Você também pode ajudar nesta campanha

A principal medida de pressão aprovada pelo Conselho Diretor do Sinteps, sobre nossa reivindicação de revisão dos valores do bônus, foi a coleta de moções de apoio junto às Câmaras Municipais e aos deputados estaduais. 

Várias já foram obtidas por diretores do Sindicato e, também, trabalhadores de base. Confira no site, em ‘Fique por dentro’, ‘Luta pelo recálculo do Bônus. Lá, você encontra também os e-mails dos deputados estaduais e outros documentos relacionados a esta luta.

Cada moção colhida, que chegue às mãos do governador Rodrigo Garcia e à Superintendência do Centro, dará mais peso à nossa justa reivindicação. Clique e veja os modelos de moção para as Câmaras de Vereadores e para os deputados estaduais. Se não for possível dirigir-se pessoalmente a eles, você pode contatá-los e pedir a moção por e-mail ou redes sociais. No caso dos vereadores, se não for viável aprovar a moção em plenário, vale também moção individual ou assinada por um grupo (no site de cada Câmara Municipal, você encontra as formas de contato). Nos modelos, há indicação dos destinatários das moções.

Envie tudo o que conseguir para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.